RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

14 filmes de corrida imperdíveis

A corrida já foi a protagonista de várias histórias reais de superação, que renderam adaptações para o cinema. Outras vezes, o esporte foi fonte de inspiração para roteiros fictícios emocionantes e de tirar o fôlego. Fato é que a corrida está muito bem representada na sétima arte: desde filmes que contam a trajetória de grandes atletas a documentários que descrevem a preparação para importantes competições. Tem opções para todos os gostos: da comédia ao drama.

Para os corredores, nada melhor do que se inspirar em enredos como esses que nos motivam e traduzem o significado especial que a corrida pode ter na vida de uma pessoa. Pensando nisso, fizemos uma lista com os 14 filmes de corrida imperdíveis.

1) McFarlend, USA (2015)

Inspirado em uma história real, McFarlend, USA é ambientado em uma cidadezinha da Califórnia, onde o treinador Jim White (Kevin Costner) aceita o desafio de trabalhar com um grupo de jovens esportistas da McFarland High School, instituição formada por estudantes latinos em sua maioria. Incentivados pelo treinador, o grupo de jovens corredores superam as probabilidades, vencem obstáculos físicos e sociais e se tornam campeões de corrida de montanha.

2) Carruagem de Fogo (Chariots of Fire, 1981)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme, este clássico sobre corrida conta a história de dois atletas britânicos com um objetivo em comum – disputar os Jogos Olímpicos de 1924, em Paris –, mas com perfis bem diferentes: Harold Abrahams (Ben Cross) é um estudante judeu que corre para ser famoso, enquanto Eric Liddell (Ian Charleson) é um missionário católico devoto, que corre em nome de Deus. O filme é sempre lembrado por sua música-tema (composta pelo grego Vangelis), que se tornou hino de maratonistas de todo mundo, além de ser usada a exaustão por emissoras de TV durante a cobertura das Olimpíadas.

 

3) Maratona do Amor  (Run Fatboy Run, 2007)

Nessa divertida comédia britânica, Dennis (Simon Pegg) é um homem covarde e sedentário que decide entrar em forma para reconquistar Libby (Thandie Newton), sua ex-noiva, abandonada por ele no altar. Para provar que é o homem certo para ela, Dennis se inscreve na mesma maratona em que o novo namorado da moça competirá, mas logo percebe que o desafio não será tão fácil assim. Maratona do Amor é o filme de estreia como diretor de David Schwimmer, conhecido por ter sido um dos cinco atores principais do seriado Friends.

 

4) The Athlete (Atletu, 2010)

Baseado na trajetória de Abebe Bikila, o filme mostra a vontade inabalável do primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas. Na primeira delas, em Roma, em 1960, Abebe correu os 42 km descalço, a mesma maneira como sempre tinha treinado, e se tornou o primeiro atleta negro da África a conquistar uma medalha de ouro nos jogos. A produção etíope, que concorreu a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, vai além da vida de glórias do atleta, que precisou superar um acidente que o deixou na cadeira de rodas.

 

5) A Longa Corrida (The Long Run, 2001)

Apaixonado por seu trabalho, o treinador de atletismo Berry (Armin Mueller-Stahl) encontra uma última oportunidade de conhecer o sucesso ao conhecer Christine (Nthati Moshesh). Apesar do talento evidente da jovem corredora, Berry precisará moldar o gênio rebelde da atleta. Emocionante e surpreendente, The Long Run é inspirado na história da primeira mulher negra sul-africana a correr a ultramaratona de Comrades, uma das mais difíceis do mundo.

 

6) Forrest Gump (1994)

Vivido por Tom Hanks, o drama atravessa várias décadas na vida do personagem central, Forrest Gump, um homem simples do Alabama que cruza os Estados Unidos correndo e testemunha alguns dos eventos históricos mais notórios da segunda metade do século XX. Indicado a 13 Oscars, o filme venceu em seis categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor (Robert Zemeckis) e Melhor Ator (Tom Hanks).

 

7) São Silvestre (2013)

Documentário pouco convencional, São Silvestre faz um retrato belo e sensorial da maior corrida a céu aberto da América Latina. O registro do percurso foi feito pelo ator Fernando Alves Pinto, que correu a prova em 2011 com uma câmera acoplada ao corpo. As imagens captaram as passadas, a respiração, o suor, o cansaço e os gestos do corredor, revelando a emoção do personagem ao participar de um evento com milhares de atletas nas ruas de São Paulo.

 

8) The Spirit of the Marathon (2007)

Em The Spirit of the Marathon, diferentes histórias se cruzam. Em todas elas, a superação e a disciplina são os ingredientes necessários para que os protagonistas alcancem o objetivo a que se propuseram: completar a maratona de Chicago. O documentário enfoca a preparação e rotina de treinamento de seis atletas, dos quais quatro são amadores, e os motivos que os levaram a correr os 42 km. Forte fonte de motivação, o filme é rico em detalhes sobre a história da modalidade, com depoimentos de escritores, historiados e atletas.

 

9) Em Busca de um Milagre (2004)

O centro deste filme é a incrível história de Ralph Walker. Órfão de pai e com uma mãe muito doente, o estudante de 14 anos descobre um dom para a corrida de longas distâncias ao ser obrigado a participar da equipe de atletismo da escola. Ao ser informado de que sua mãe não sobreviverá sem um milagre, Ralph decide criar um, determinando-se a vencer a Maratona de Boston e fazendo da competição o desafio de sua vida.

 

10) Town of Runner (2012)

A paixão pela corrida é o viés da história de duas meninas na Etiópia que buscam, no esporte, uma vida diferente. O documentário mostra três anos de treinamento dessas corredoras e seus altos e baixos para tornarem-se atletas profissionais. A jornada de superação é incentivada pelo treinador Sentayehu Eshetu, que ajuda as jovens a escapar da pobreza e a alcançar o sucesso por meio do esporte.

 

11) Prefontaine Sem Limites (1998)

 

Steve Roland Prefontaine (Jared Leto), nascido em 1951, tornou-se ainda bem jovem especialista em corridas de longa distância. Neste filme, a história de Prefontaine é contada desde os seus tempos de atleta no estado de Oregon até à sua trágica morte aos 24 anos. Um dos grandes nomes do atletismo mundial, o corredor foi detentor de alguns recordes, medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Cáli, em 1971, e conhecido por sua personalidade forte e competitiva.

 

12) Running Brave (1983)

A história real de superação do índio americano Billy Mills (Robby Benson) é o centro de Running Brave. Para conquistar, em 1964, a medalha de ouro nos 10 mil metros dos Jogos Olímpicos de Tóquio (a primeira dos Estados Unidos na prova), Mills precisou lidar com o preconceito dos seus colegas de universidade, com a morte do pai e os conflitos de alguém considerado inferior nos Estados Unidos. Sua vitória é considerada por muitos como uma das maiores surpresas da história das Olimpíadas. Ele completou a prova em 28 minutos e 24 segundos.

 

13) Correndo do Destino (Across The Tracks, 1991)

Um dos primeiros filmes do ator Brad Pitt, Conflitos de Sangue retrata uma emocionante história de rivalidade entre dois irmãos. Um deles é vencedor nas pistas de atletismo (Joe), enquanto o outro, após sair do reformatório (Billy), acaba se rendendo ao esporte e competindo com o irmão.

 

14) Filhos do Paraíso (Children of Heaven, 1998)

Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999, o delicado filme iraniano acompanha a trajetória de Ali (Amir Farrokh Hashemian), um menino de 9 anos proveniente de uma família humilde e que vive com seus pais. Quando perde o único par de tênis de sua irmã, o garoto é obrigado a pensar em uma solução rápida para evitar a bronca dos pais. Ele então passa a dividir o seu próprio sapato com ela, com ambos revezando-o. Enquanto isso, Ali treina para obter uma boa colocação em uma corrida que será realizada, pois precisa da quantia dada como prêmio para comprar um novo par de sapatos para a irmã.

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

× Como posso ajudar?
X