RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

5 dicas de alimentação para quem vai correr a Volta da Pampulha

Mais uma Volta Internacional da Pampulha chegando e, nós, que adoramos correr, precisamos tomar alguns cuidados para que toda a preparação e a espera para este momento tão gostoso seja boa e satisfatória. Por isso, separei aqui 5 dicas para você arrasar na Volta da Pampulha:

1) Hidrate-se bem!

A ingestão de água é importante para todos nós e independente da prática de exercícios, certo?! Porém quando se faz exercícios, esta demanda aumenta ainda mais, o que é perceptível pelo aumento do suor. Assim, é preciso se hidratar antes (dias que antecedem a prova), durante (a cada 20 minutos) e depois que terminar a corrida. Só não exagere, pois o excesso de água pode ser prejudicial também.

2) Priorize carboidratos simples no dia anterior

No dia anterior à corrida você deve priorizar a ingestão de carboidratos simples, como pães brancos, arroz branco, macarrão branco, assim como frutas, geleias, mel de abelha, pois estes alimentos são mais fáceis de serem absorvidos e recuperam melhor os estoques de glicogênio do nosso corpo que é uma de nossas reservas energéticas. Esta recomendação é segura para quem não possui diabetes, pois quem possui não pode e não deve fazer este tipo de troca na qualidade da dieta.

3) Faça um desjejum completo antes da prova

Ao acordar faça seu desjejum bem completo, priorizando também os carboidratos simples, como mencionei acima, mas não se esqueça de que é necessário, quando se faz uma refeição grande e completa, um tempo de intervalo entre comer e começar a corrida. Portanto, lembre-se disso e organize melhor a hora de levantar e também a hora de se alimentar para não ter surpresas e prejuízos na hora tão esperada. O uso de repositores de eletrólitos (ex: Gatorade) deve ser feito a partir de 1h de corrida e de forma a intercalar com a água, mas também não exagere, pois o exagero pode fazer você terminar a prova antes da hora, ou melhor, da quilometragem final.

4) Cautela com os repositores energéticos durante a prova

Se você já tem hábito de usar alguma espécie de repositor energético como mel ou gel, faça isso, mas se nunca tiver feito não pode ser numa corrida que você vai fazer pela primeira vez. É sempre necessário testar antes em treinos, por exemplo. Durante a corrida, pensando que foi feito um bom desjejum e especificamente para esta que possui 18 km, eu sugiro o uso de DOIS saches de mel de abelha a cada 5 km-6 km percorridos, pois o mel serve de repositor além de ser barato e fácil de encontrar. Mais uma vez lembrando que pessoas portadoras de diabetes só podem usar mediante recomendação de profissional, logo esta dica não pode e não deve valer para todo mundo.

5) Não despreza a alimentação depois da corrida

Depois de nos exercitarmos é importante que seja feita a recuperação do desgaste provocado pelos exercícios, então é necessário se alimentar bem em quantidade e qualidade para que esta recuperação seja feita de forma eficiente. Daí melhora-se recuperação muscular, energia, imunidade e previne-se de dores tardias e cansaço também.

Boa prova e sucesso!
Eu estarei lá também na correria junto com todos vocês, corredores de plantão! 😀

Raphaella Cordeiro

Especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, atua há 10 anos promovendo atendimento personalizado com foco em Reeducação Alimentar. Compartilha dicas sobre hábitos alimentares no Fica a Dica, seu canal do youtube, e aqui no blog da Run&Fun.

 

 

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Raphaella Cordeiro
Raphaella Cordeiro

raphacnutri@yahoo.com.br

Especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, atua há 10 anos promovendo atendimento personalizado com foco em Reeducação Alimentar. Compartilha dicas sobre hábitos alimentares no Fica a Dica, seu canal do youtube, e aqui no blog da Run&Fun.

WhatsApp chat
1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X