RUN&FUN

A Run&Fun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a Run&Fun
Top

6 benefícios do treino intervalado que você precisa conhecer!

Devido a crescente busca por saúde e qualidade de vida, alguns termos do mundo fitness ficaram famosos e estão sempre nas notícias, nos blogs e no vocabulário de quem segue uma vida equilibrada. Um exemplo é o termo HIIT (High Intensity Interval Training), ou Treino Intervalado de Alta Intensidade, que vem se popularizando no mundo dos exercícios físicos.

Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre esse estilo de treino e te mostrar 6 benefícios que ele proporciona para o nosso corpo. Acompanhe!

 

O que é o treino intervalado de alta intensidade?

O treino intervalado é um protocolo que envolve curtos períodos de treinamento intenso intercalados com períodos mais leves ou de descanso. Isso significa que você treina por alguns minutos em uma intensidade alta e descansa ou diminui o ritmo por um tempo, sempre intercalando esses dois estados.

 

Quais os benefícios do treino intervalado?

 

1. Ajuda a promover o emagrecimento

Muitas pessoas acreditam que apenas exercícios aeróbicos de longa duração são eficientes para a perda de gordura, mas isso é mito. Hoje, sabe-se que além desses exercícios, os treinos de força — como musculação — e os treinos intervalados de alta intensidade também são capazes de reduzir o percentual de gordura corporal.

Isso acontece porque a alta intensidade faz com o que o organismo precise de muita energia para a realização do exercício, gerando um alto consumo calórico e, consequentemente, favorecendo o emagrecimento.

 

2. Prolonga o tempo de queima calórica

Como dito, o treino intervalado é útil para quem deseja emagrecer e o motivo vai além do gasto calórico durante a atividade: treinos intensos promovem o aumento do metabolismo em repouso, fazendo com que a sua necessidade energética se mantenha elevada mesmo após o fim da atividade física.

Isso acontece porque corpo gasta energia para se recuperar do esforço realizado. Em média, uma pessoa que treinou de forma intensa precisará de 10% a mais de calorias para se recuperar quando comparado a uma pessoa que não treinou. Ou seja, o HIIT aumenta o gasto calórico ao longo do dia, não só durante o treino.

 

3. Melhora o sistema cardiovascular

Os treinos intensos aumentam a capacidade cardiovascular porque fazem com que o coração trabalhe com batimentos mais altos e fora da zona considerada aeróbica. m estudo publicado em 2006 mostrou que ciclistas que treinaram de forma intensa e intervalada por um período de 8 semanas tiveram a capacidade de pedalar aumentada em 100%.

 

4. Melhora a sensibilidade à insulina

A insulina é o hormônio responsável pelo controle das taxas de glicose no sangue. Esse hormônio também é capaz de promover o armazenamento de gordura nas células e, por isso, é tão importante que o corpo seja capaz de controlar de forma eficiente o metabolismo insulínico.

De acordo com um estudo publicado 2009, após duas semanas de treinamento intenso intervalado, a sensibilidade a insulina de jovens do sexo masculino foi melhorada em 23%.

 

5. Pode ser utilizado por pessoas em ganho de massa

Falamos sobre os benefícios do HIIT para o emagrecimento, para o coração e, até mesmo, para o metabolismo hormonal, mas as vantagens do treino intervalado não param por aí: ele também pode ser utilizado para pessoas em ganho de massa magra.

Ao contrário de treinos muito longos e contínuos, o HIIT não promove a queima muscular, pelo contrário. Estudos indicam que o protocolo de treinos intensos e com intervalados são capazes de melhorar o ganho de magra corporal.

 

6. Melhora o desempenho na corrida

Não é difícil entender como o HIIT pode te ajudar na corrida, não é mesmo? Afinal, esse tipo de treino melhora o sistema cardiovascular, que é tão utilizado pelos corredores, diminui o percentual de gordura, fazendo com que o atleta esteja mais leve e acelera o metabolismo.

Além disso, ao promover a manutenção da massa magra, ajuda no fortalecimento muscular — do tronco e membros inferiores — que é tão importante para o corredor.

Depois de conhecer todos esses benefícios do treino intervalado, fica fácil encontrar motivos para começar a se exercitar, não é mesmo? E se você gostou do nosso post e quer ficar por dentro de mais novidades do mundo da corrida e das atividades físicas, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

X