mulher desempenhando performance em corridas

A corrida é uma das melhores práticas esportivas e consegue oferecer excelentes benefícios, como melhorar o sistema cardiorrespiratório. Quem pratica esse tipo de exercício quer sempre melhorar, independentemente do objetivo.

Há diversas formas de aumentar a sua performance em corridas, e nós listamos abaixo boas dicas para você colocar em prática hoje mesmo. Confira!

Como aumentar a performance em corridas

 

1. Corra regularmente

A constância é, certamente, mais importante que a velocidade — mesmo quando falamos em corrida. Para evoluir, nosso corpo precisa de treino, algo que seja gradual, que comece do menor esforço para o maior esforço. Afinal de contas, ninguém se levanta da cama um dia e vence uma maratona!

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos corredores é manter o fôlego. Se você se comprometer a correr um pouco mais todos os dias, o seu sistema cardiorrespiratório vai ganhando resistência.

 

2. Siga uma planilha de treinos

Antes de iniciar qualquer coisa nas nossas vidas, precisamos traçar objetivos e metas. Você não tem como sair do lugar se não sabe onde quer chegar e como quer chegar, certo?

Você deseja melhorar a sua performance? Então calcule quantos metros ou quanto tempo você precisa correr todos os dias para alcançar o seu propósito. Para isso, você pode pedir o auxílio de um profissional.

 

3. Receba orientações de um profissional

Falando nisso, para melhorar nos treinos o ideal é que você procure por um profissional especializado no assunto. Os ganhos virão de forma mais rápida e também mais segura.

Você pode contratar um personal, mas o custo pode ser maior que o esperado. Uma alternativa são as assessorias esportivas, que poderão elaborar a sua planilha de treinos com mais assertividade. Você tem a opção de cumprir a planilha quando e onde estiver (ideal para quem viaja muito) ou nas bases de treino das assessorias esportivas, em que a pessoa pode correr em grupos, deixando o momento do treino mais divertido.

 

4. Fortaleça seus músculos

O fortalecimento muscular é uma parte muito importante do processo. É comum ver corredores com dores no joelho, no quadril, nos tornozelos e até mesmo na coluna. Se não houver um trabalho de prevenção adequado, essas dores podem causar sérios problemas no futuro, como a ruptura de um ligamento.

Portanto, faça um trabalho de fortalecimento. Isso pode ser feito em casa, por meio de exercícios que usam apenas o peso do corpo, como prancha frontal, apoio, agachamentos etc., mas o ideal é contar com um profissional para supervisionar o seu exercício.

 

5. Faça treinos intervalados

Não importa se você já corre há muito tempo ou se é iniciante, o treino intervalado é uma excelente estratégia para aumentar o seu nível de treinamento. Esse tipo de corrida permite que o corredor alcance grandes velocidades em um curto espaço de tempo, com intervalos para o descanso e a recuperação.

Para quem corre com o objetivo de perder peso, é uma excelente estratégia, já que o corpo precisa produzir uma quantidade maior de energia para suprir essa demanda brusca do treino intervalado.

 

6. Melhore a biomecânica da corrida

Aperfeiçoar o movimento realizado durante a corrida ajuda a melhorar o rendimento, além de reduzir o risco de lesões. A maneira como você desenvolve suas passadas, sua postura, tipo de pisada, movimento dos braços, tudo isso interfere no seu desempenho. É a chamada biomecânica da corrida.

É sempre bom estar atento a esses detalhes. Claro que não é tão simples alterar esses padrões de movimento, mas é possível alcançar bons resultados com o auxílio de um profissional e com algumas ferramentas, como treino de força, o funcional e educativos de corrida.

Comece a melhorar a sua performance em corridas agora mesmo entrando em contato conosco — podemos alcançar bons resultados juntos. Que tal?!