RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

6 razões para amar a Maratona do Rio de Janeiro

Sabe aquela lista de coisas que devemos fazer antes de morrer? Pode-se dizer que a Maratona do Rio de Janeiro é uma delas. Xodó dos brasileiros, a prova reúne vários elementos que tornam a competição inesquecível e uma das mais cobiçadas do país.

Prova disso é o número de interessados em encarar o desafio, que aumenta a cada ano. A edição de 2015 traduz bem a dimensão do evento. Foram 26 mil corredores inscritos e inscrições encerradas com seis meses de antecedência.

Para não deixar dúvidas de que a prova vale muito a pena, fizemos uma seleção de 6 razões para amar a Maratona do Rio. Se ainda sim, não ficar convencido, faça um teste você mesmo! Converse com corredores que já participaram da prova e prepare-se para ouvir muitos elogios. É que a beleza e alto astral da prova ofuscam qualquer pequeno contratempo.

 

1. Corrida democrática

corrida democrática

Com disputas de 6km, 21km e 42km, a Maratona do Rio de Janeiro é considerada uma das provas  mais democráticas do calendário de provas brasileiro.

O evento reúne atletas de elite e iniciantes e você divide a pista tanto com quem está estreando nos 21 ou 42 km quanto com corredores que não se cansam de repetir a prova.

A festa fica ainda mais divertida por causa dos milhares de atletas de outros estados e países. A estimativa é de que cerca de metade dos participantes do evento não sejam do Rio.

 

2. Cenário arrebatador

CENÁRIO ARREBATADOR

É muito fácil se inspirar com o visual de encher os olhos da Maratona do Rio. Para começo de conversa, o cenário da corrida é o maior cartão-postal do Brasil.

Boa parte do percurso se dá na orla carioca: Barra, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana. E, na sequência, Aterro do Flamengo. Chega a ser maldade… O corredor passa pelas praias mais famosas do país, sendo observado de longe pelo Cristo Redentor e bem de perto por milhares de cariocas.

 

3. Torcida solidária

torcida solidária

A torcida é outro diferencial da prova. A Maratona do Rio mexe completamente com a cidade. O público se envolve e se solidariza com o esforço dos atletas. Todo mundo dá a maior força. Na chegada, então… A energia da torcida confere aquele gás que faltava para o sprint final.

 

4. Altimetria favorável

altimetria favoravel

O percurso é plano em praticamente toda sua extensão. A Maratona sai do Pontal do Tim Maia na Praia do Recreio, percorrendo quase a metade do trajeto em uma avenida reta, com o mar ao lado. Tem coisa melhor? É o cenário ideal para aqueles que gostam de refletir e contemplar a paisagem enquanto correm.

A maioria dos inscritos, no entanto, está mesmo na prova de 21 km, que concentra os principais atrativos visuais. Na largada, a movimentação na Praia do Pepê é intensa logo cedo e, a partir de lá, o corredor da Meia Maratona tem o privilégio de percorrer a Barra, São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e Flamengo.

As únicas subidas nos 21 ou 42 km são a de acesso ao Elevado do Joá e o morro do Vidigal, na avenida Oscar Niemeyer, seguido da descida. O esforço, no entanto, é recompensado pela vista de cima desses lugares que é sensacional. Aí fica muito fácil: basta ajustar o ritmo para passar pelo trecho com tranquilidade e ainda curtir o cenário.

 

5. Largada cedo

largada cedo

Na Maratona do Rio, os corredores precisam madrugar para largar às 7h30, nos 42 km, e às 6h40, nos 21 km. Mas isso não é motivo de sofrimento. Pode não parecer, mas faz toda diferença largar bem cedinho. Se o início da corrida é na primeira parte da manhã, significa que o corredor estará menos exposto ao calor durante o percurso.

Isso é especialmente importante em uma prova realizada na capital carioca. Apesar de a prova ser em um mês com temperaturas mais baixas, Rio é o Rio. Por isso, se a previsão for de sol, fique ainda mais atento à hidratação.

 

6. Organização exemplar

maratona do rio

O crescimento e o reconhecimento da Maratona do Rio de Janeiro não vêm apenas pelos méritos da cidade, mas pela boa organização da prova, a começar pelo transporte para a largada, oferecido aos atletas por um precinho bem camarada. Vale destacar também a distribuição de água eficiente (e gelada). Nos 42 km, por exemplo, são 12 pontos de hidratação e sete de Gatorade, além de cinco postos de ajuda.

Para finalizar, a gente não podia esquecer da medalha da prova. Esse é um aspecto da corrida em que a organização nunca falha: a medalha é sempre linda.

Crédito das imagens: site oficial Maratona do Rio de Janeiro

Deixe o seu comentário

Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

× Como posso ajudar?
X