RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

7 dicas preciosas para correr mais e melhor em 2016

Você quer correr mais e melhor em 2016? É claro que sim! O começo do ano inspira muita gente a sonhar alto, mas é depois do Carnaval que os objetivos do ano começam a sair do papel.

Começar a correr, acelerar o ritmo, comer melhor, emagrecer, treinar com regularidade, manter a motivação lá em cima, conquistar uma medalha. Não importa qual foi a sua promessa, o importante é saber se planejar para não perder o pique.

Para te ajudar a atingir seus objetivos nos próximos 12 meses, elaboramos dicas preciosas que você pode seguir desde agora. Boa sorte!

1. Defina uma meta

Como acertar um alvo se ele não estiver bem definido? Se você ainda não parou para se planejar, aproveite os próximos dias para definir pelo menos uma meta na corrida para 2016.

Estabelecer metas e traçar estratégias de treinamento e valorizar os hábitos e pensamentos que o fazem treinar mais e melhor são a chave para um ano de bons resultados.

Lembre-se que objetivos vagos não ajudam muito. Ao invés de querer “correr mais rápido”, você pode definir uma meta mais clara, como “fazer uma prova de 10 km abaixo de 1 hora”.

2. Monte o seu calendário de provas

Colocar uma prova no calendário é uma das melhores maneiras de ganhar motivação. Quando se está treinando para uma prova, nem chuva ou preguiça te tiram do foco e fica muito mais fácil se manter firme nos treinos.

Defina pelo menos duas metas principais. Se você nunca participou de uma prova, coloque como objetivo cumprir duas de 5 km. Os veteranos podem se esforçar mais: uma prova de 5 km mais rápida, e meses depois, sua primeira meia maratona, por exemplo. Ter pelo menos duas metas fará você treinar mais pesado, ter um pouco de tempo para relaxar entre as provas e depois focar novamente.

3. Descubra a sua vocação

Quem se conhece bem tem mais chances de alcançar os objetivos traçados. Já parou para pensar qual a sua vocação nas corridas? Você nasceu para provas velozes, meias distâncias ou maratonas?

Se a sua praia é ganhar velocidade rapidamente, procure por provas mais curtas, como as de 5 km e 10 km. A melhor parte é que você pode se dedicar completamente aos treinos sem sentir que está comprometendo outras áreas da sua vida.

Provas como a São Silvestre e a Volta da Pampulha, ou uma meia maratona, podem ser a opção certa para você que quer ir além das provas menores, mas que ainda não se vê correndo 42 km. Mas se você é daqueles pacientes, talvez a maratona seja a corrida perfeita para você.

O importante mesmo é descobrir qual tipo de prova tem mais a ver com você.

4. Fortaleça a mente

Para segurar a onda de correr por minutos – ou horas – seguidos, não são só suas pernas que devem estar preparadas. Além de regular hormônios do bem-estar, seu cérebro é fundamental para aumentar a concentração e o foco, habilidades exigidas pela corrida tanto para sair da cama e treinar quanto para encarar uma prova longa.

Ser paciente também ajuda! Não espere melhoras imediatas. Respeite todas as fases de treino. Se você nunca fez uma prova de 21 km, seu treinador saberá o tempo necessário para prepará-lo sem que prejudique sua saúde ou outras áreas da sua vida.

Outra estratégia é descobrir quais são as principais razões que te fazem perder a motivação. Acordar cedo?  Correr sem companhia? Não ter uma prova em vista? Descobrir exatamente o que desencadeia nossas fases de estagnação é um caminho importante para conseguir lidar com a falta de ânimo para treinar.

5. Prepare a base

Tiros, longões, provas de várias distâncias. Para você encarar a temporada 2016, precisa estar com a musculatura em dia.

A corrida é um esporte com movimento de repetição. Quem quer correr mais e de maneira saudável, tem de realizar atividades de fortalecimento e estabilização.

Dedique-se ao fortalecimento com regularidade. Pesquise uma boa academia perto de sua casa ou matricule-se em uma escola de treinamento funcional ou estúdio de pilates. Isso te ajudará não apenas a ficar mais rápido, como a evitar lesões.

6. Cuide da alimentação

Um bom tênis e uma boa dose de motivação ajudam você a se tornar um corredor melhor. Alimentar-se bem também! Ao consumir alimentos preparados em casa, fica mais fácil fazer escolhas saudáveis e não extrapolar nas calorias. Gaste meia hora no fim de semana pensando no que você vai cozinhar e em quais noites. Afinal, não tomamos boas decisões quando estamos cansados e com fome.

A ideia é variar o menu da semana, tendo à mão receitas práticas e saudáveis que te ajudem a não exagerar na alimentação.

7. Drible o tédio

Correr é instigante, mas pode chegar o ponto em que você precise de um estímulo novo, tanto para o corpo quanto para a mente. Uma das saídas é mudar o ambiente. Tente, por exemplo, correr em trilhas, onde a concentração é bastante requisitada por causa do terreno irregular. Isso significa que você estará mentalmente envolvido com suas passadas e não com a quilometragem restante.

Que tal se inscrever em uma prova de corrida em montanha? Procure uma assessoria esportiva ou grupo de corrida da sua cidade que seja especializada em corrida de trilha. Os veteranos nessa modalidade certamente te darão mais informações e sugestões sobre onde correr.

 

 

 

 

 

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

WhatsApp chat
1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X