RUN&FUN

A Run&Fun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a Run&Fun
Top

Acompanhamento do desempenho na corrida: saiba o que monitorar

Incluir a corrida em sua rotina de atividades pode trazer diversos ganhos para a vida: melhora da qualidade de vida, diminuição do percentual de gordura, melhora do condicionamento físico, aumento da autoestima, inserção de uma atividade de alta performance em sua rotina, vontade de competir, entre diversos outros.

Contudo, para alcançar as suas metas, é preciso que você acompanhe a sua performance constantemente. Descubra o que deve ser monitorado para melhorar o desempenho na corrida.

Importância do acompanhamento de desempenho

É importante estar sempre de olho no seu progresso. Muitas vezes, a pessoa desanima dos treinos por achar que não está evoluindo com o tempo. Com isso há uma tendência a se dedicar menos e aí, sim, aparecem os problemas.

Além disso, se você tem um objetivo específico (por exemplo, melhorar o posicionamento em corridas de rua ou treinar a resistência para provas mais longas), só saberá o que deve ser melhorado após detectar os pontos fracos e quais deverão ser potencializados por serem os pontos fortes.

Assim conseguirá alcançar a sua meta mais facilmente, sem colocar em risco os seus ganhos.

Itens a serem monitorados para melhorar o desempenho na corrida

Ok, mas o que deve ser monitorado? Quais são as métricas fundamentais para definir se você está melhorando ou não? E, dentro dessas métricas, como definir se está evoluindo ou não? Conheça alguns deles:

Acompanhamento do peso

Se um dos seus objetivos é emagrecer com a corrida, é importante que você verifique periodicamente se está conseguindo essa meta. Entretanto, ela depende também de outras variáveis, como alimentação saudável, se você está treinando também para ganhar massa magra, se está retendo líquidos etc.

O ideal é fazer periodicamente uma avaliação completa com um profissional de educação física para verificar o real percentual de gordura corporal.

Frequência cardíaca

A frequência cardíaca está diretamente relacionada com o seu objetivo. Se você quer perder peso, é preciso que ela esteja entre 60% e 80% da frequência máxima.

Se o seu objetivo é melhorar a performance, você pode ter ganhos significativos treinando entre 80% e 90% da frequência máxima. Isso, porém, deve ser feito com cuidado e com acompanhamento, pois há riscos de lesões.

Com o tempo, você pode se adaptar e os batimentos cardíacos demorarem mais a subir, diminuindo a sua evolução. Por isso é importante acompanhar constantemente como está a frequência durante os treinos.

Distância percorrida

Os atletas de corridas de longa distância precisam ficar atentos aos ganhos de distância percorrida. Por isso é importante acompanhar a sua evolução passo a passo. Às vezes, a diferença de alguns metros já é um grande progresso, e ajuda a melhorar a sua confiança nos treinos.

Pace

O Pace é o tempo médio que você demora para correr um quilômetro. Essa métrica é importante para acompanhar o seu ritmo e verificar o seu condicionamento.

Quanto melhor o Pace, melhor o rendimento, economizando energia. Isso é importante, principalmente em provas, pois poderá ter que gastar todo o gás em um sprint final para melhorar a sua colocação.

Importância do acompanhamento profissional

Para que esses resultados sejam potencializados, bem como para permitir avaliação mais precisa das métricas, é importante passar por acompanhamento profissional.

A evolução deve ser gradual, para que não comprometa o seu corpo a longo prazo com lesões e desgaste demasiado. O trabalho de melhoria de desempenho na corrida exige técnicas e acompanhamento constante. Um educador físico poderá servir de guia com maior precisão rumo às suas metas.

Para melhorar os seus treinamentos, entre em contato com a gente. Conheça os nossos treinadores, a nossa metodologia e alcance os seus objetivos!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

<p>Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!</p>

X