RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top
 

Blog

[CBHC] #D13 Correr na Praça da Liberdade

Correr para conhecer um lugar famoso é um exercício interessante. Você tem a oportunidade de explorar novos ângulos e observar detalhes que em geral passam despercebidos a um visitante.

Foi assim na última missão do projeto Conhecendo BH Correndo. Importante conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade, a Praça da Liberdade, na região Centro-Sul, acolhe também inúmeros praticantes de atividades físicas que se beneficiam de um raro contato com a natureza em uma cidade tão urbana.

Cheguei um pouco antes das 8 horas da manhã. Telma, minha esposa, me acompanhou dessa vez. Como sabíamos que chegaria mais alguém, aguardamos para um pequeno alongamento. O espaço ao redor do coreto, na área central da praça, é perfeito para esse preparo ao exercício.

Logo chegaram Lucila e sua sobrinha, Lílian, e também a Yarima, que nos acompanha nas redes sociais e apareceu para correr com a gente. Como sempre faço, sugeri um pequeno percurso a quem ia me acompanhar em mais essa exploração pela cidade.

Algumas sugestões, realinhamos o trajeto, mais uns minutinhos para caso aparecesse mais alguém. E chegou a Isabela, motivada e já no pique. Partimos então para conhecer a Praça da Liberdade correndo.

Fizemos um percurso em formato de 8: rodamos a praça, em seguida passamos pela praça José Mendes Júnior, descemos a Rua da Bahia, contornarmos a Biblioteca Pública Municipal e retornamos pela avenida João Pinheiro. Pelo percurso que montamos, conseguimos variar entre retas, subidas e descidas. O que é interessante em treinos, pois varia o ritmo e o esforço do atleta.

Na volta para a praça, uma grata surpresa é o bebedouro público, ponto positivo. Já banheiro público não tem, como em toda a cidade. Durante a semana, é possível utilizar os da Biblioteca. Mas aos domingos ela não abre.

A limpeza da praça é um destaque. Mesmo com o trânsito intenso de pessoas, a praça está sempre bem cuidada. Outro ponto positivo é a localização e o fácil acesso. Vindo de qualquer uma das regiões da cidade, você chega com facilidade até a praça. Cuidado somente ao ir de carro: você terá certa dificuldade para estacionar.

Os corredores precisam ter um pouco de atenção com a pista de corrida e caminhada que circunda a praça e tem pouco mais de 500 metros. Ela é irregular e esconde pedaços soltos ou rachados, que podem gerar tropeções e quedas.

Depois das 8h30, a praça já estava bem cheia. Durante a semana, o movimento começa um pouco mais cedo, a partir das 7h. Depois das 18h30, a praça volta a ficar cheia, o que pode dificultar a realização de treinos de velocidade ou funcional.

Correr na Praça da Liberdade significa ainda admirar várias construções arquitetônicas e que têm muito significado e importância para a cidade. Basílica de Lourdes, Casa Fiat de Cultura, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu de Minas e do Metal, o cartão-postal Edifício Niemeyer, foram alguns dos locais pelos quais passamos.

praça da liberdade 2

Começar o domingo correndo com as meninas foi muito bom. Apesar de criticada por muitos corredores, a praça continuará sendo uma das referências para aquela corridinha!

Para iniciantes principalmente, a praça é sim um local interessante para correr.

Mesmo já tendo passado pela Praça da Liberdade algumas vezes, saí de lá encantado, como poucas vezes fiquei.

Eu? Vou continuar Conhecendo BH Correndo. E você?! Vem comigo, uai!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Felipe Branco
Felipe Branco

filipibranco@yahoo.com.br

Felipe Branco, 27 anos, é daqueles corredores “sem tempo ruim” e que adoram um desafio. Quando ingressou na corrida de rua há cinco anos, tinha a Avenida Cristiano Machado e o Anel Rodoviário como pista de corrida. Ele se aventurava ali mesmo, pois preferia se arriscar a deixar de correr. Hoje, ele inclui trechos mais seguros na sua rotina de treinos. Talvez daí, a necessidade de explorar a cidade e compartilhar os achados com outros corredores.

1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X