RUN&FUN

A Run&Fun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a Run&Fun
Top

Começar a correr: 7 dicas essenciais para iniciantes de corrida

O dia a dia da maioria das pessoas tem um ritmo muito acelerado. Isso se torna um desafio quando precisamos encontrar tempo para correr. Para os iniciantes nas corridas, é importante aprender a fazer isso da forma correta para evitar problemas futuros.

Você sabe qual o melhor tênis para a sua corrida? E a maneira certa de respirar? Então confira nossas sete dicas essenciais para iniciantes de corrida!

 

1. Comece com calma

Vamos começar pelo básico. Se você é iniciante, precisa evoluir gradualmente. Pense em um bebê que está aprendendo andar e começa seus primeiros movimentos engatinhando.

O “engatinhar” para os iniciantes de corrida é a caminhada. Caminhe por três minutos, alternando com 30 segundos de corrida leve. Complete 20 minutos deste treino. Assim que esse padrão ficar fácil para você, aumente o tempo de corrida.

 

2. Faça o aquecimento

O seu corpo precisa do mínimo de estímulo para entender o que vai começar. Antes das corridas, lembre-se de aquecer os músculos gradualmente.

Se você ainda está começando na corrida, pode fazer um aquecimento com esforços mais brandos, mas nunca pule o aquecimento. Ele faz com que o seu corpo se adapte aos poucos às condições do exercício, facilitando a oxigenação dos músculos.

Alongue-se

No final dos treinos, invista em alongamentos leves. Faça pequenos movimentos com joelhos, quadris, tornozelos, braços, cabeça e tronco.

Afinal, a corrida envolve praticamente todas as partes do corpo. Apesar de ter sido desmistificado, o alongamento traz mais mobilidade ao seu corpo, dando elasticidade às fibras musculares. Esta prática é essencial em outras modalidades, como nas artes marciais, por exemplo.

 

3. Mantenha uma postura saudável

Alguns detalhes da sua postura na hora da corrida precisam ser levados em conta. Nunca corra na ponta dos pés — pelo menos não em excesso. Você pode sobrecarregar suas panturrilhas e a lombar.

Cuide da forma como você respira. Os iniciantes de corrida precisam encontrar uma respiração cômoda e natural. Respire profundamente, inspire bastante oxigênio e libere o ar no mesmo ritmo.

Outro detalhe importante é a sua postura. Mantenha sua cabeça erguida e contraia o abdômen, mantendo o quadril alinhado.

 

4. Use tênis ideais para você

Talvez esse seja o maior gasto dos iniciantes de corrida. Você precisa encontrar o tênis certo para a sua pisada. Esse é o momento de buscar ajuda especializada para identificar sua necessidade.

Entre outras dicas quanto aos tênis, muitos corredores indicam que se compre um número maior. O que acontece é que o nosso corpo costuma dilatar durante os treinos. Esse inchaço nos pés pode causar desconforto caso os tênis fiquem apertados.

 

5. Varie seus treinos

Os iniciantes de corrida precisam variar seus treinos. A variação não precisa ser apenas na intensidade, mas também pode envolver a ordem dos obstáculos que você enfrenta e até mesmo o próprio trajeto.

Você pode passar por declives ou subidas, partes com escada, ou até um terreno diferente.

 

6. Cuidados com as lesões

A força de vontade e a determinação são fundamentais para os bons corredores. Contudo, você precisa entender os seus limites, e não lutar contra eles.

Você não precisa aumentar a intensidade ou a distância que corre a cada treino. Na verdade, nem deve. Isso só aumenta as chances de contrair uma lesão e, assim, de ficar um tempo parado. Se estiver com dores, respeite os sinais do seu corpo.

Caso você tenha passado alguns dias com a mesma dor, procure um especialista. O mesmo serve para qualquer desconforto ou mal estar. Não tente continuar correndo se não estiver bem.

 

7. Procure ajuda especializada

Muita gente acredita que correr é algo que pode ser feito de qualquer forma. Ao não tomarem os devidos cuidados, muitos acabam desistindo por encontrarem mais dificuldades do que um treino saudável apresentaria.

Procurar a ajuda de especialistas antes de qualquer atividade física é essencial. Além da consulta médica obrigatória, iniciantes de corrida devem consultar profissionais especializados no esporte.

A Run&Fun possui diversos programas de qualidade de vida — além da corrida de rua, também oferece suporte para treinamentos funcionais, mountain bike e triathlon.

Gostou do conteúdo? Aprofunde seu conhecimento baixando o nosso Guia Básico de Corrida para Iniciantes.

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

X