RUN&FUN

A Run&Fun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a Run&Fun
Top

Competição de corrida: preparando a mente para atuar a seu favor!

Se você gosta de correr, com certeza sabe o quanto é importante um preparo físico adequado para a prática desse exercício, que é intenso e, muitas vezes, de longa duração.

Mas, será que você já parou para pensar que o sucesso na corrida depende não só de um bom condicionamento físico, como, também, de um bom preparo mental e psicológico?

Muitas vezes, atletas ― amadores e profissionais ― subestimam o poder da mente e, mesmo tendo um corpo 100% preparado para correr, acabam não conseguindo completar provas ou dar o melhor de si em uma competição de corrida.

Por isso, neste post vamos te dar dicas para que a sua mente atue a seu favor nas competições de corrida. Confira!

 

Trace metas e objetivos

Metas e objetivos são importantes porque, além de te mostrarem aonde você quer chegar, te mostram o porquê de se alimentar bem, de se esforçar tanto nos treinamentos e de ter uma rotina diferenciada.

Uma dica importante é definir metas intermediárias durante os treinamentos. Por exemplo, se você pretende correr uma prova de 42 km, trace metas intermediárias de 21 km para começar. Assim, você terá a sensação de que o seu objetivo principal está cada vez mais próximo. Além disso, terá mais motivação para continuar, já que estará atingindo outras conquistas nessa trajetória.

 

Cuide de sua saúde mental

Se você deseja que a sua mente trabalhe a seu favor, precisa ter certeza que ela está saudável. Pratique atividades de relaxamento, durma bem, medite e respeite os limites do seu corpo.

Lembre-se de que o bem estar mental envolve a realização de atividades que sejam prazerosas. Certifique-se que você tenha tempo para ficar com pessoas queridas, ir ao cinema, teatro ou, até mesmo, frequentar restaurantes. O importante é fazer o que gosta!

E para aqueles que sofrem com transtornos psicológicos como a ansiedade, o estresse generalizado e a depressão, lembrem-se de que com a ajuda profissional fica muito mais fácil combater esses problemas e levar uma vida mais tranquila.

 

Estude a prova

Uma das maneiras de minimizar o estresse que antecede as competições é estudar, analisar e conhecer a prova. Conheça o trajeto a ser percorrido, saiba se os trechos são planos ou se apresentam declividades, se existem problemas na pista, etc.

Dessa forma, você poderá adaptar os seus treinos às necessidades da prova e estará mais tranquilo e preparado no dia da corrida.

 

Foque em você mesmo

Tudo bem, você participará de uma competição e os seus adversários estarão lá, mas a pessoa mais importante da prova é você mesmo. Esqueça o tempo dos seus adversários, quantas pessoas irão correr com você e quais as estratégias que eles usam.

Foque em terminar o trajeto, em correr como você treinou e em respeitar as suas estratégias e limites. Concentre-se nos seus objetivos e corra atrás deles!

 

Treine o seu cérebro

Você sabia que o nosso cérebro tem a capacidade de alterar os padrões de conexões em qualquer fase da vida? Aumentá-las, torná-las mais ágeis e muito mais. Com isso, é possível melhorar o rendimento na corrida por meio da melhora do funcionamento cerebral.

O treinamento consiste em exercitar sempre o cérebro: exercícios de agilidade, lógica, problemas matemáticos, jogos de memória e atividades de reflexo são excelentes opções.

 

Conte com ajuda especializada

Nada melhor do que quem entende do assunto para te ajudar a concluir provas com sucesso. Consultorias especializadas em corrida te ajudarão não só no preparo físico, com dicas de treinos, estratégias e maneiras de melhorar o desempenho, mas, também, te ajudarão a preparar a sua mente para as competições.

Os pontos de treinos presenciais, a ajuda a distância, os grupos de corrida e as metodologias desenvolvidas exclusivamente para quem corre são exemplos de assessorias preparadas para que você melhore a cada dia!

E se você gostou das nossas dicas para utilizar a mente a seu favor em uma competição de corrida e quer saber como obter ajuda profissional para melhorar a sua performance ainda mais, não deixe de entrar em contato com a Run&Fun. Será um prazer te ajudar nessa corrida!

 

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

X