RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Grupo de corrida de rua: conheça 8 vantagens de participar

Correr é uma excelente atividade física e está sendo cada vez mais procurada. A lógica é simples: basta um bom par de tênis, um treino para seguir e muita disposição. Participar de um grupo de corrida de rua, por exemplo, é uma ótima forma de começar ou de otimizar os benefícios, que são extremamente relevantes para a saúde física e mental.

Esse hábito melhora o funcionamento do sistema cardiovascular, minimizando os riscos de infarto. Além disso, eleva a capacidade de concentração e produz neurotransmissores que diminuem os índices de estresse. Isso porque, entre outras coisas, as taxas do HDL (o colesterol bom) aumentam e a pressão arterial sofre uma ligeira baixa.

Como se não bastasse, a corrida ainda reduz as chances de surgimento de problemas do coração, qualifica a circulação sanguínea e melhora a oxigenação dos músculos. Indiretamente, a vontade de fumar diminui, a tensão é aliviada e rotinas saudáveis passam a fazer parte da vida de quem se exercita.

No post de hoje, porém, o foco vai além da importância de correr com frequência. Listamos os 8 principais benefícios de realizar esse exercício em grupo para que você conheça ainda mais vantagens. Quem sabe, depois de finalizar a leitura, a decisão seja de integrar uma turma de corredores? Vamos conferir? Leia o texto na íntegra!

1. Motivação

A motivação é um fator que influencia muito na atividade física. Até mesmo pessoas que já se exercitam há um bom tempo necessitam, em certos períodos, de estímulo para não faltar e não deixar o esporte de lado em nome de outras prioridades.

Além disso, quando a corrida é feita em grupo, todos os indivíduos que participam estimulam uns aos outros, tornando a prática muito mais leve. Esse incentivo pode ser a peça-chave para que uma pessoa continue correndo e buscando sempre os melhores resultados.

2. Acompanhamento de profissionais

Grande parte dos grupos de corrida tem acompanhamento profissional, o que torna a prática dessa atividade menos suscetível aos diferentes tipos de lesão. Sem contar que com a assessoria de uma equipe especializada e capacitada aumenta o desempenho dos corredores, pois os treinos passam a ser organizados, periodizados e com objetivos bem definidos.

É comum que atletas que treinam sozinhos se desestimulem com o passar do tempo. Isso ocorre porque normalmente a pessoa não tem um programa de treinamento bem elaborado e, por consequência, os resultados demoram a ser percebidos ou simplesmente não aparecem.

3. Segurança

A segurança é um fator importante, que favorece a participação nos grupos de corrida de rua. Correr sozinho, principalmente para mulheres e pessoas que vivem em cidades com maior índice de violência, traz uma sensação de insegurança, bem como diversas outras limitações.

Os horários e locais da corrida são dois dos fatores que influenciam na escolha de, muitas vezes, abandonar a prática. Várias pessoas, por correrem sozinhas, ficam com medo de desempenhar a atividade durante a noite, já que geralmente é o único momento disponível na agenda. Nesses casos, os treinos ficam cada vez mais espaçados, até que o corredor acaba por desistir.

Correr em grupo, então, também é uma vantagem no quesito segurança, pois se torna mais difícil ocorrer qualquer tipo de problema relacionado à violência.

4. Incentivo para competir

Pessoas que praticam a mesma atividade e treinam em conjunto proporcionam umas as outras um maior incentivo para que o desempenho seja melhorado constantemente. Muitas vezes, quem corre sozinho não tem a pretensão de participar de maratonas ou corridas, pois não se acha capaz.

Já aqueles que participam de grupos de corrida recebem todo o apoio necessário para que a evolução possa acontecer. Além disso, há todo o companheirismo da equipe presente nos eventos esportivos, o que proporciona o sentimento de pertencimento ao grupo.

5. Compromisso

Outro benefício muito importante que é proporcionado a quem opta por treinar com grupos de corrida é o compromisso. Quando se corre sozinho, qualquer convite pode se tornar uma desculpa para deixar a atividade física de lado. Assim, as pessoas costumam aceitar os convites e deixar a corrida para outro dia, o que normalmente não acontece.

Já quando há o compromisso com o grupo de corrida, o comprometimento com o esporte também passa a outro nível. Nesse caso, ao ser convidado para algum evento, o corredor responde que já tem uma atividade agendada, dando total prioridade para o momento do exercício com os colegas.

6. Superação de desafios

Quando há determinação, os obstáculos naturais vão sendo vencidos pouco a pouco pelo corpo. Por isso, um dos principais benefícios de correr em grupo é a possibilidade de, acompanhado de amigos, conseguir superar barreiras pessoais.

Se inicialmente a meta era completar 5 quilômetros em uma determinada quantidade de minutos, com o passar do tempo ela vai crescendo, sem parar. Isso faz com que o corredor se mantenha sempre na busca do cumprimento de objetivos, algo vantajoso para o bem estar em todos os sentidos.

7. Aumento do círculo de amizades

Participantes de um grupo de corrida certamente têm alguns gostos em comum. Inicialmente, são desconhecidos. Entretanto, as rotinas e as metas aproximam todos. O provável resultado disso é a criação de vínculos de amizade.

Sendo assim, o tempo destinado ao exercício passa também a ser um período prazeroso ao lado de amigos. Não há dúvidas de que isso influência no rendimento como também em outros setores da vida. Afinal, os colegas de corrida podem acabar como ótimas companhias em um happy-hour.

8. Auxílio no desempenho profissional

Autoestima elevada, bom condicionamento físico, superação constante: tudo isso otimiza a maneira como nos relacionamos com os outros. Portanto, a corrida em grupo também facilita o rendimento pessoal em diferentes áreas.

Profissionalmente, quem tem esse hábito tende a aumentar sua produtividade, devido aos estímulos e interações gerados pela corrida. As tarefas podem ser realizadas com mais tranquilidade, pois a mente fica tranquila e o corpo preparado.

Conforme vimos ao longo dos 8 aspectos apresentados, contar com um exercício físico desse porte na rotina é primordial para a qualidade de vida. Quem corre com outras pessoas se sente motivado, acompanhado, tende a superar desafios, melhora a autoestima, cria amizades e ainda otimiza o desempenho profissional.

Tudo isso é importante para que o cotidiano seja mais leve, já que o estresse é aliviado e os riscos de problemas de saúde diminuem consideravelmente. Além de todos os fatores citados, essa atividade serve como mais um momento de prazer, ao lado de amigos que visam cumprir o mesmo objetivo.

E aí, gostou do conteúdo sobre as vantagens de participar de um grupo de corrida de rua? Quer saber ainda mais informações a respeito do tema? Está decidido a procurar uma turma para agregar esse hábito à rotina? Então assine a nossa newsletter e receba outros materiais relevantes no seu e-mail!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

WhatsApp chat
1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X