RUN&FUN

A Run&Fun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a Run&Fun
Top

Conheça 5 vantagens de participar de grupos de corrida de rua

A corrida é uma excelente atividade física e tem sido cada vez mais procurada. A lógica é simples: basta um bom par de tênis, um treino para seguir e muita disposição. Apesar disso, há uma dúvida recorrente se vale a pena participar de grupos de corrida de rua ou se o melhor é correr sozinho.

Para ajudar nessa decisão, criamos esse post para que você conheça 5 vantagens em optar por grupos de corrida de rua. Acompanhe!

1. Motivação

A motivação é um fator que influencia muito na atividade física. Até mesmo pessoas que já se exercitam há um bom tempo, necessitam, em certos períodos, de motivação para não faltar e não deixar o esporte de lado.

Além disso, quando a corrida ocorre em grupo, todos os indivíduos que participam, estimulam uns aos outros, tornando a prática muito mais leve. Esse incentivo pode ser a peça-chave para que uma pessoa continue correndo e buscando sempre os melhores resultados.

2. Acompanhamento de profissionais

Grande parte dos grupos de corrida possui acompanhamento profissional, o que torna a prática dessa atividade menos suscetível a lesão. Além disso, a assessoria de uma equipe especializada e capacitada aumenta o desempenho dos corredores, pois os treinos passam a ser organizados, periodizados e com objetivos bem definidos.

É comum que corredores que treinam sozinhos se desestimulem com o passar do tempo. Isso ocorre porque normalmente a pessoa não tem um programa de treinamento bem elaborado e, por consequência, os resultados demoram a ser percebidos ou simplesmente não aparecem.

3. Segurança

A segurança é um fator importante que favorece a participação nos grupos de corrida de rua. Correr sozinho, principalmente para mulheres e pessoas que vivem em cidades com um maior índice de violência, traz uma maior insegurança e limitações.

Os horários e locais da corrida são um dos elementos que acabam sendo limitados. Muitas pessoas, por correrem sozinhas, ficam com medo de praticar a atividade no horário da noite, pois muitas vezes é o único momento que elas têm disponível. Nesses casos, os treinos ficam cada vez mais espaçados, até que o corredor desiste.

Correr em grupo, então, também é uma vantagem no quesito segurança, pois se torna mais difícil ocorrer qualquer tipo de problema relacionado à violência.

4. Incentivo para competir

Pessoas que praticam a mesma atividade e treinam em conjunto proporcionam umas as outras um maior incentivo para que o desempenho seja melhorado constantemente. Muitas vezes, quem corre sozinho não tem a pretensão de participar de maratonas ou corridas, pois não se acha capaz.

Já aqueles que participam de grupos de corrida recebem todo o apoio necessário para que a evolução possa acontecer. Além disso, há todo o companheirismo da equipe presente nos eventos esportivos que proporciona o sentimento de pertencimento ao grupo.

5. Compromisso

Outro benefício muito importante que é proporcionado a quem opta por treinar com grupos de corrida é o compromisso. Quando se corre sozinho, qualquer convite pode se tornar uma desculpa para deixar a atividade física de lado. Assim, as pessoas costumam aceitar os convites e deixar a corrida para outro dia, que normalmente não acontece.

Já quando há o compromisso com o grupo de corrida o comprometimento com o esporte também muda. Nesse caso, ao ser convidado para algum evento o corredor dirá que nos dias da corrida já tem uma atividade agendada, e sugerir outro dia.

Treinar em grupo proporciona muitas vantagens para os corredores. Poder conversar com outras pessoas sobre a evolução, se espelhar em bons exemplos e saber que é possível ter uma vida saudável, é muito importante para que a pessoa mantenha-se sempre motivada e não abandone o exercício.

E então, está esperando o que para calçar os tênis, escolher entre os grupos de corrida de rua e começar a participar? Se você gostou do post, curta a nossa página no Facebook e acompanhe muitas outras dicas!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

<p>Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!</p>

X