RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Correr no calor: confira como melhorar seu rendimento

A ideia de correr no calor é desanimadora para muitas pessoas — e realmente não é fácil enfrentar a época mais quente do ano. Porém, mesmo com as dificuldades apresentadas, é possível manter a rotina de treinos sem problemas.

Quer saber como correr no calor e ainda melhorar a performance? Confira abaixo algumas dicas para manter o foco nas altas temperaturas!

 

Mantenha a rotina de treino

Não é porque chegou o calor que você vai parar de fazer o que mais gosta. É essencial manter a rotina de treino, mesmo que os primeiros dias sejam difíceis, com a sensação de que seus pés têm ferros e que seu corpo está pesado.

A corrida nas altas temperaturas é uma questão de hábito, logo, procure ir sempre nos mesmos horários. A partir do momento que você cria uma rotina de treinos, passado um tempo, já não sofrerá como no início.

 

Cuide da hidratação para correr no calor

Essa deve ser uma das suas prioridades! Beba água ao longo do dia e, pelo menos uma hora antes do treino, opte por um isotônico para evitar a desidratação. Não se esqueça de que, após a corrida, é necessário repor todo o líquido perdido, portanto, hidrate-se novamente.

Quando for correr, sempre carregue uma garrafinha para beber água assim que precisar. Ela também pode ser muito útil para você se refrescar molhando a cabeça, o pescoço e os pulsos durante a atividade.

 

Prefira alimentos mais leves

Se você decidir fazer uma corrida mais longa e que permita que seus níveis de glicose fiquem normais, procure aliar suplementos com uma alimentação correta para a alta temperatura.

Para correr no calor, invista em alimentos leves como frutas, verduras e legumes; e evite os alimentos mais pesados, principalmente as frituras, queijos e industrializados.

 

Atente-se às vestimentas e acessórios

Além do protetor solar, que é essencial para manter a sua pele longe dos Raios Ultravioletas (UV), você deve se preocupar em utilizar roupas e tênis adequados para a prática do exercício.

Invista em roupas mais leves e folgadas e dê preferência para os tecidos tecnológicos que facilitam a transpiração do corpo. A evaporação do suor é absolutamente indispensável para evitar o aumento da temperatura corporal em função da enorme quantidade de calor produzida pelo corpo em exercício.

Além disso, quando você for treinar nessas condições, recomendamos também o uso de boné.

Conheça seus limites

Correr em pleno verão não é fácil, mas mesmo que você queira manter o ritmo de sempre, é necessário entender que, nessa época do ano, é preciso se acostumar com a nova temperatura e implementar um ritmo mais lento.

Para ajudar a identificar a intensidade do seu treino, por questões tanto de saúde quanto de desempenho, você pode usar um frequencímetro, aparelho ideal que possibilita a avaliação do impacto do exercício no coração e qual o momento de parar.

Lembrando que é imprescindível buscar a ajuda de profissionais para auxiliar na corrida, para que seus treinos tragam os resultados desejados. Caso queira aumentar o seu rendimento nessa atividade, procure uma assessoria esportiva ou grupos de corrida.

Correr no calor pode ser encarado como um fator de motivação e, com as dicas apresentadas, você vai conseguir tornar esse clima favorável para a prática do exercício.

Gostou deste conteúdo? Assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro das novidades da corrida e das competições!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

WhatsApp chat
1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X