RUN&FUN

A Run&Fun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a Run&Fun
Top

Corrida da Pampulha: como saber se estou preparado?

Em 3 de dezembro de 2017 teremos a corrida da Pampulha, um evento internacional que traz inúmeros atletas para o cenário de Minas Gerais.

Você está novamente inscrito ou vai correr pela primeira vez essa prova? Então, acompanhe o post e veja as nossas dicas para saber se está preparado!

 

Conheça um pouco da história da corrida da Pampulha

Chamada de Volta Internacional da Pampulha, essa corrida conta com 18.650 metros e ocorre de forma anual na capital mineira, Belo Horizonte. Ela é realizada em torno da Lagoa da Pampulha.

Essa tradicional prova de corrida de rua, que acontece desde 1999, já teve diversos pontos de partida. Foi no ano de 2013 que o seu início retornou à Praça Alberto Dalva Simão. Os corredores largam em frente à imagem de Iemanjá, percorrendo o trajeto no sentido horário.

 

Veja como saber se você está pronto para participar da prova

Para correr a Volta da Pampulha e ter bons resultados, é preciso, inicialmente, conhecer o trajeto, que requer velocidade e técnica, com a pista plana e sequências curvas. E também há outros pontos relevantes para o sucesso do seu desempenho.

Veja o que é preciso para estar preparado:

 

Planejamento para a corrida

Como já dissemos, é uma corrida em trajeto plano, dando chance de um planejamento para seguir de forma constante durante todo o percurso. A estratégia, então, dirá respeito à forma de fazer as curvas e, acima de tudo, que o clima possa funcionar a seu favor.

Na hora de montar o seu plano, verifique de quanto em quanto tempo deverá beber água (de acordo com o clima) e consumir o gel de carboidrato, conforme as suas necessidades e seguindo o tempo estimado para finalizar a corrida.

Verifique quais roupas serão mais adequadas. Em geral, é preciso trajes leves, pois o clima na região costuma estar quente nesse período. Converse com o seu treinador para ter a melhor estratégia e o que deve ser treinado, para não haver surpresas durante o trajeto.

 

Treinos efetivos

Por falar em treinos, eles são a fase mais importante para garantir o sucesso na corrida da Pampulha. Por isso, tenha em mente que é preciso simular os mais de 18 mil metros, se quiser ter um bom resultado.

Além disso, as roupas que planejou usar no dia devem ser iguais durante os treinos, e o mesmo acontece com os calçados. De preferência, utilize tênis com os quais treinou no próprio dia da corrida. Acima de tudo, não tente inventar novas táticas durante a prova.

 

Verificação do estado de saúde, hidratação e alimentação

Deve-se fazer a verificação geral da saúde e manter a alimentação regrada, principalmente nos dias anteriores à prova.

Adote uma dieta baseada em carboidratos, hidratação constante para manter os rins em bom funcionamento e outras orientações que o seu treinador e nutricionista derem para o seu caso específico.

A hidratação requer atenção especial, por ser a temperatura da cidade um dos maiores obstáculos. Por isso, tenha em mente que água de coco, sucos e demais líquidos devem ser ingeridos antes, durante e depois da corrida da Pampulha.

 

Boa largada

As rotas da corrida da Pampulha não compreendem ruas muito largas. Então, procure estar próximo ao pórtico para ter um bom início de corrida e tome precaução quanto ao tumulto que pode se formar. A atenção aos quilômetros iniciais pode ser o que vai contribuir para a diminuição do seu tempo.

 

Entenda alguns cuidados para a sua primeira prova

Além de tudo o que explicamos aqui, se você está participando da corrida da Pampulha pela primeira vez, é importante ter ciência do tempo para chegar ao local da partida. Se for direto de sua própria casa ou estiver em um hotel, vá mais cedo para não haver imprevistos.

Tenha em mente que o desgaste emocional pode ser determinante na hora de concluir a prova, muito mais que os desafios físicos. Então, procure se divertir. Como você planejou e treinou para alcançar os melhores resultados, agora basta executar com calma.

Gostou das nossas dicas para saber se está pronto para a corrida da Pampulha? Quer mais informações sobre como treinar? Então, siga as nossas redes sociais! Acesse: Facebook e Instagram.

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

X