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Corrida para iniciantes: o que preciso saber sobre a alimentação!

A corrida é um esporte que tem atraído cada vez mais adeptos, já que é uma modalidade que não necessita de equipamentos, é bastante acessível e pode ser praticada em diferentes lugares.

O esporte traz diversos benefícios para a saúde, mas a corrida para iniciantes deve ser pensada além do exercício físico, ou seja, não basta somente se focar em se movimentar e não cuidar da alimentação.

Tão importante quanto a prática da corrida, é a alimentação que é realizada, principalmente para aquelas pessoas que querem emagrecer com o esporte. Começou agora e quer saber como deve ser a sua alimentação? Confira nos tópicos abaixo!

Quer emagrecer correndo? Atente-se a alimentação

Quem quer usar a corrida para emagrecer, precisa ter uma alimentação equilibrada. Não vale apenas correr e esquecer do resto, uma vez que os alimentos que você ingere influencia nos seus resultados.

É necessário mudar o estilo de vida, comer quando sentir necessidade e entender que é fundamental aliar a corrida com uma boa alimentação para o emagrecimento. Por isso, faça um cardápio que tenha um equilíbrio de nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras.

Veja agora as principais dúvidas a respeito da alimentação para quem começa a correr.

O que comer antes de treinar?

Ao realizar o exercício, o seu corpo processa primeiramente os carboidratos complexos, pois são responsáveis por oferecer a energia que você precisa na corrida.

Portanto, o recomendável é investir nesse grupo, como em frutas, verduras, pão, aveia, batata-doce dentre outros. Lembre-se de comer pelo menos uma hora antes de fazer a atividade.

A banana por exemplo, é uma fonte de carboidratos que ajuda a dar energia, além de apresentar vitamina B6 e potássio, que previnem as famosas câimbras e as dores musculares.

E após o treino?

Muitas pessoas têm o hábito de não comer depois da corrida, principalmente quem tem como objetivo o emagrecimento. Mas, esse costume não traz benefícios para a saúde.

Ou seja, ficar sem comer faz com que você gaste menos calorias, e consequentemente, não vai ajudar a ter os resultados que necessita, além de fazer você perder massa magra, o que contribui para o processo chamado de catabolização, que nada mais é que a degradação dos músculos. Em vez de você ganhar ou manter os músculos, perde.

Por que é importante beber bastante água?

A água é fundamental na vida de qualquer pessoa, independentemente se ela for ou não adepta ao esporte. Beber água para quem é corredor, ajuda na hidratação e evita câimbras na hora do exercício, e em alguns casos, o desmaio.

Hidrate-se pelos menos duas horas antes, com uma quantidade de 500 ml. No exercício, o valor irá variar, mas é importante beber água, sem ficar com a sensação de que está pesado e conseguindo realizar os movimentos sem dificuldades.

Lembrando que são apenas estimativas, já que cada corpo tem suas próprias características, por isso, é preciso procurar um médico para saber a quantidade exata.

Para quem corre pela manhã, precisa tomar café ou ficar em jejum?

Não existe uma recomendação certa ou errada, é preciso falar com o nutricionista para verificar as suas características e qual o plano elaborado pelo profissional. Então, tudo dependerá da avaliação. O ideal não é tomar uma iniciativa sem antes fazer uma consulta.

Como apresentado, existem diferentes formas para o corredor adotar para ter uma alimentação saudável. Lembrando que as dicas apresentadas variam de acordo com a pessoa, o seu peso, altura e demais especificidades.

Não existe uma receita de bolo, e jamais as dicas acima devem substituir um acompanhamento profissional, principalmente em situações mais específicas.

Portanto, se você quer praticar a corrida para iniciantes, antes de mais nada, procure um nutricionista para auxiliar na sua alimentação, assim como um profissional de Educação Física, para evitar lesões no treino.

Gostou do post de hoje? Então continue a se aprofundar no esporte e entenda agora mesmo como a corrida de rua virou uma febre e continue a desfrutar dos benefícios dessa atividade física!

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Equipe Run&Fun
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Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

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