RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

É possível se tornar um atleta, e te mostramos como aqui!

Quem gosta e pratica esportes, sempre quer aumentar a performance e conseguir melhores resultados. Ter alto desempenho não é uma tarefa fácil, mas aqueles que têm força de vontade e disciplina já estão no caminho certo para se tornarem atletas.

Se você, assim como muitos corredores amadores, acredita que aumentar a performance é algo inalcançável, confira este post. Temos dicas especiais para que você saiba como se tornar um atleta!

Comece com o planejamento

Saber aonde se quer chegar é primordial, mas saber como fará isso é a chave para o sucesso. Assim, trace um plano de treinos para conseguir alcançar os seus objetivos.

Crie metas de curto, médio e longo prazo e, o mais importante, tenha objetivos possíveis de serem alcançados dentro do período estipulado. Por exemplo, se você consegue correr 5 km, não coloque como meta correr 10 km em 1 semana. O mais provável é que esse número não seja cumprido, e um sentimento de frustração tome conta.

Estude o seu esporte

Algumas pessoas acham que ter o conhecimento teórico sobre o esporte que pratica é perda de tempo, e que o mais importante é praticar. Mas não! Ficar antenado nos últimos estudos e pesquisas que saem sobre o assunto é essencial.

Isso não só aumenta o seu conhecimento como também, pode melhorar o seu treino. Muitas dessas pesquisas acabam trazendo informações sobre como os treinos podem ser mais eficientes e eficazes. Como, por exemplo, conseguir o mesmo resultado em um menor intervalo de tempo.

Tenha uma alimentação adequada

O nosso corpo é uma máquina muito peculiar, e só consegue funcionar de forma adequada com os alimentos certos. E como se tornar um atleta sem eles? Um corredor precisa de uma boa quantidade de carboidratos, dos mais diversos tipos, para conseguir melhorar o seu desempenho.

Alimentos ricos em fibras como a quinoa, feijão, legumes e hortaliças não podem faltar na dieta. Gorduras boas, como as contidas no salmão e nas oleaginosas como as nozes e castanhas, também precisam fazer parte. As proteínas, sejam do ovo ou da carne, precisam participar desse cardápio, já que elas são necessárias e imprescindíveis para a recuperação muscular.

Cuide do seu corpo

Além de ter uma alimentação compatível com o esporte que pratica, é preciso ir além da corrida para manter o seu corpo em dia.

Praticar outras atividades físicas complementares é fundamental. Por exemplo, o treinamento funcional é uma excelente opção e oferece inúmeras vantagens. Entre elas, está o fortalecimento muscular, melhora o equilíbrio e aperfeiçoamento da coordenação motora. Além de melhorar os resultados, essas vantagens também reduzem, significativamente, o risco de lesões.

Tenha acompanhamento profissional

Contar com um profissional como o educador físico para te passar as orientações necessárias é essencial se você deseja aumentar a sua performance nos treinos.

Ele pode traçar as metas e fazer o seu plano de treinamento, além de oferecer todo o suporte necessário para que os seus objetivos sejam alcançados.

Aplique as lições de Bolt à sua vida

Usain Bolt é um dos maiores mitos olímpicos da atualidade, e nada melhor do que seguir algumas de suas lições para se tornar um corredor ainda melhor.

O estímulo ou a recompensa é uma das fontes do sucesso de Bolt. Inclusive, ele começou a sua vida nas pistas de corrida por conta de uma aposta: se ganhasse de um colega que sempre ficava à frente dele, Bolt ganharia um almoço. O sistema de recompensa deu certo e ele percebeu que poderia mudar a sua vida se fosse mais dedicado a esse esporte.

Bolt segue uma filosofia criada quando ainda era muito jovem: “Uma vez que eu te supere, você nunca mais me derrotará”. Então, vá fundo em seus objetivos!

Gostou das nossas dicas de como se tornar um atleta? Compartilhe esse post nas redes sociais e ajude outros amigos a melhorar o desempenho nas pistas de corrida — assim, vocês ajudam um ao outro!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

WhatsApp chat
1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X