RUN&FUN

A Run&Fun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a Run&Fun
Top

Entenda a importância da qualidade de vida

Muito se fala hoje na importância da qualidade de vida. Mas, você já parou para se perguntar o que ela significa? E essa pergunta nos leva a outra: você tem qualidade de vida?

O termo qualidade de vida significa o equilíbrio entre diferentes fatores que englobam a vida em seu cotidiano, os principais deles são: saúde física, mental e relações sociais (família, amigos e trabalho).

Existem alguns hábitos que são importantes serem adotados no dia a dia, pois, deixar de lado um deles significa um prejuízo em relação ao bem-estar e à saúde de modo geral.

Se você busca ter uma vida saudável em todos os sentidos, a seguir vamos falar sobre a importância sobre cada um dos principais fatores que englobam a qualidade de vida. Vamos lá?

Qualidade de vida e saúde física

Esse tópico pode parecer óbvio, mas se o é, porque tantas pessoas não procuram ter uma vida que cultive hábitos saudáveis? Uma pesquisa do Governo Federal, levantado pelo Diagnóstico Nacional do Esporte, mostrou que 46% da população brasileira é sedentária.

O sedentarismo é tido como o principal risco de morte súbita, além de estar associado ao agravamento de diversas outras doenças, tais como: obesidade, diabetes, doenças cardíacas, hipertensão etc.

A prática de atividade física associada a uma alimentação saudável não só previne de doenças, como também traz muitos benefícios que estão direta ou indiretamente ligados ao bem-estar: melhora a qualidade do sono, provê a perda do excesso de peso, melhora a autoestima, diminui a ansiedade etc.

O segredo da promoção de uma vida com qualidade está em entender a relação entre os principais aspectos que promovem o bem-estar. Dessa forma, a saúde física, mental e relações sociais estão diretamente relacionadas.

Qualidade de vida e saúde mental

A Organização Mundial da Saúde (OMS) entende saúde como “o estado de completo bem-estar físico e mental”. Cada vez mais, tem se entendido e estudado a importância da saúde mental, muitas vezes deixado de lado em detrimento de outras esferas da vida.

A vida moderna é marcada pela falta de tempo, pela pressão por resultados, estresse, etc. Assim, buscar hábitos que te faça bem e que deem prazer nunca foi tão importante, pois estes auxiliam no gerenciamento de suas emoções.

Em alguns momentos, o cuidado com a saúde mental faz a ajuda profissional, um psicólogo ou psiquiatra, necessária, mas hábitos simples no dia a dia já ajudam neste propósito.

A atividade física, por exemplo, deixa seus praticantes mais dispostos para enfrentar os desafios do cotidiano e melhora o humor, além da sensação de bem-estar que a liberação da endorfina causa no corpo.

Qualidade de vida e relações sociais

As relações sociais são aqui entendidas em seu aspecto mais amplo, pois leva em consideração a esfera pessoal, familiar e profissional. Como dissemos no início, a relação entre os fatores de qualidade de vida são interligados.

Por exemplo, uma saúde mental prejudicada trará prejuízo nas relações afetivas e profissionais, já que estas exigem a troca de emoções com outras pessoas e o enfrentamento de metas, prazos ou imprevistos.

Da mesma forma, o não-investimento na saúde física poderá causar prejuízos emocionais, como ansiedade, baixa autoestima, falta de disposição, etc.

Por exemplo, participar de grupos de corrida, aliado a uma alimentação saudável, irá permitir que você esqueça um pouco os problemas do trabalho e possibilitará o aumento do seu ciclo de amizade. Além, é claro, dos benefícios para a saúde física.

Viu só? A importância da qualidade de vida está em diversos aspectos da sua vida, uma vez que ela compreende todos eles. E o segredo para a promoção do bem-estar e saúde é buscar equilíbrio e tentar entender a ligação entre as diferentes esferas que compõe a sua existência.

Gostou do nosso conteúdo? Comente aqui nos comentários os hábitos que você cultiva para alcançar qualidade de vida — quem sabe alguém não pode se inspirar?!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

<p>Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!</p>

X