RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Fome x vontade de comer: você sabe a diferença?

Você já deve ter ouvido falar que fome é diferente de vontade de comer, não é verdade? E realmente, essas duas sensações são bem distintas.

A verdadeira fome ocorre quando o estoque corporal de nutrientes se torna abaixo de determinado nível. É um sintoma fisiológico que vem aos poucos e vai aumentando com o passar do tempo de jejum. Como consequência, sentimos uma ligeira fraqueza ou desconforto físico, associado a contrações do estômago, que se tornam mais fortes e aceleradas.

Já a vontade de comer pode surgir principalmente por fatores emocionais, relacionados a momentos de estresse, ansiedade, tristeza ou simplesmente pelas circunstâncias, como presença de alimento por perto ou uma oferta feita por alguém.

A vontade de comer pode se tornar um desejo incontrolável por alimento, também conhecido por compulsão alimentar. Trata-se de um transtorno caracterizado por uma grande ingestão de alimento em tempo delimitado (período de 2 horas), acompanhado por perda de controle sobre o que ou o quanto se come e que pode ser potencializado por problemas de autoimagem, autoestima e questões afetivas.

Agora que você já sabe a diferença entre fome e vontade de comer, pode lançar mão de estratégias mentais que irão te ajudar a confrontar e a vencer reações falhas que impedem o seu emagrecimento.

Para ajudar a controlar os desejos que surgirem, você pode, ao invés de agir compulsivamente, refletir, por exemplo: “Bom, acabei de comer uma refeição planejada e ainda estou com fome. Mas, tudo bem. Devem levar uns 20 minutos para meu cérebro enviar para meu corpo a mensagem de que estou satisfeito. Vou esperar para ver como me sinto daqui a pouco”.

Ou você pode tentar dizer para si mesmo: “Eu sei que estou com fome, mas vou comer novamente dentro de algumas horas. Essa é uma chance de conhecer minha real necessidade de comer”.

Essa mudança de mentalidade pode te guiar para adquirir novos comportamentos que substituam seus sabotadores. E é com essa postura, de perder peso de dentro pra fora, que é possível atingir um emagrecimento sustentável.

E aí, gostou do conteúdo? Fez algum sentido pra você? Conta para gente!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Ramon Lino
Ramon Lino

ramondasilvalino@gmail.com

Educador Físico e Coach de Emagrecimento, atua com método de emagrecimento definitivo e saudável, sem a obrigatoriedade de academia e dieta.

1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X