RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Fortalecimento na corrida: 5 erros de musculação que você precisa parar de cometer agora

Engana-se quem pensa que para correr são necessários apenas motivação e um par de tênis. Se você quer ter um bom desempenho na corrida, deve priorizar os treinos de agilidade, resistência e força. No entanto, não são raros erros de musculação que, em vez de ajudar, acabam prejudicando a performance do corredor, podendo até causar lesões.

Por isso, no artigo de hoje vamos listar 5 erros comuns dessa prática, mostrando como fazer o exercício da maneira correta. Está curioso? Acompanhe!

 

Vantagens da musculação na corrida

Um dos principais erros de quem corre com regularidade é não praticar musculação como forma de preparação física. É preciso ter atenção com os exercícios de fortalecimento dos músculos pois são eles que vão ajudar no desempenho na prova e ainda prevenir lesões durante a corrida. Além disso, a musculação serve para melhorar o metabolismo, acelerando a queima de gordura e ainda melhora o condicionamento físico.

Vale lembrar que essa prática não é só feita em academias com aparelhos. Existem diversos exercícios que podem ser feitos de forma livre usando o peso do próprio corpo e que podem ajudar a preservar seus músculos. No entanto, é imprescindível buscar orientação profissional para evitar os erros comuns que vamos explicar logo abaixo.

 

5 erros de musculação comuns

Veja alguns dos exercícios utilizados para fortalecer o corpo e se preparar para corridas, quais os principais erros cometidos e como executar da maneira correta.

 

1. Agachamento Livre

O agachamento livre — feito com barras e anilhas — é um dos principais exercícios para o fortalecimento de membros inferiores (pernas e glúteos), por isso deve ser feito por quem treina corrida. No entanto, existem dois grandes erros cometidos por quem faz esse exercício. O primeiro é projetar os joelhos para frente, fazendo com o que peso recaia sobre a articulação. Além de poder causar uma lesão, o exercício não atinge a finalidade.

Outro erro é exagerar na carga, pois com o excesso de peso dificilmente o movimento será executado da maneira correta, prejudicando a coluna e os próprios músculos da perna.

 

2. Leg press

O leg press é um exercício feito com aparelho e tem basicamente três variações de acordo com os ângulos da perna: 45º, 90º e 180º. Esse aparelho tem potencialidade para trabalhar diversos músculos, no entanto não são raros alguns erros relacionados à postura, já que muita gente insiste em não apoiar as costas e segurar nos joelhos na hora da execução.

Para executar esse exercício corretamente, deve-se apoiar completamente as costas no banco e manter as pernas separadas, sem pressionar o joelho.

 

3. Extensão de joelhos

Utilizado para o fortalecimento dos quadríceps, esse exercício — que é feito na cadeira extensora — tem como um dos principais erros a sobrecarga da coluna devido à falta de apoio e excesso de carga, além do erro no posicionamento dos pés.

Se você não quer ter problemas com a extensora, regule o banco de modo que sua lombar esteja totalmente apoiada, deixe os pés paralelos apontados para cima e nunca coloque cargas mais elevadas que sua capacidade.

 

4. Remada baixa

A remada é um dos exercícios utilizados para o fortalecimento das costas e, dessa forma, ajuda no equilíbrio do corpo. Um dos principais erros desse movimento é não manter a coluna alinhada, o que pode prejudicar a postura e até mesmo provocar lesões. Ou seja, para não errar procure sentar-se em um ângulo de 90º e não projete os ombros para frente na hora da puxada.

 

5. Abdominal

O abdômen ajuda na sustentação e no bom desempenho na corrida. No entanto, existem alguns problemas que podem impedir que esse músculo se desenvolva, como forçar muito a cabeça e o pescoço para frente e não contrair os músculos da barriga na hora do exercício.

A dica nesse caso é imaginar uma laranja entre o peitoral e o pescoço e contrair os músculos durante o movimento — isso vai ativá-los de maneira mais eficiente.

Os treinos são essenciais para qualquer corredor e, para evitar esses erros de musculação, procure sempre orientação profissional especializada.

E aí, você já cometeu alguns desses erros? Deixe seu comentário no post!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

WhatsApp chat
1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X