RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Grupo de corrida: você precisa mesmo de um?

Se você é corredor já deve ter se questionado sobre a real necessidade de fazer parte de um grupo de corrida.

A corrida, afinal, é um esporte individual, mas muitos corredores já perceberam que treinar acompanhado pode garantir uma série de benefícios e ajudar a manter a motivação sempre em alta.

Isso vale principalmente para quem está iniciando agora. Fazer parte de um grupo de corrida pode tornar a adaptação à nova realidade muito mais fácil.

Para você que ainda está se perguntando se precisa mesmo de um grupo de corrida, fizemos uma seleção das principais vantagens de ingressar em um.

Você terá mais disposição

Quem quer evoluir nos treinos precisa ser aplicado. Mas sem disposição fica difícil levantar uma hora mais cedo para treinar ou partir para mais uma horinha de treinos depois de um dia exaustivo de trabalho, não é mesmo?

Quando se treina em grupo, no entanto, a motivação tende a aumentar. A descontração que o grupo propicia torna a prática mais prazerosa, além de dar a sensação de que o treino passa mais rápido.

Você aprenderá com a experiência dos colegas

Em um grupo de corrida, a troca de informação entre os colegas de treino é riquíssima. No papo pós-treino você pode descobrir dicas para melhorar o desempenho, comprar um tênis e se inscrever na melhor corrida. Uma verdadeira troca de informações que é primordial para a evolução dos treinamentos e a superação dos desafios.

Participar de um grupo de corrida também dá ao iniciante a oportunidade de conviver com atletas mais experientes e que já passaram por situações que servem de aprendizado para quem está começando agora.

Você fará novos amigos no grupo de corrida

No grupo de corrida você conhece pessoas com estilo de vida parecido com o seu, com quem pode dividir suas ideias e seus passos. O contato com outras pessoas nos treinos pode trazer benefícios para a vida social, profissional e até amorosa. Os vários corredores que integram uma assessoria acabam virando colegas e são grandes motivadores, tanto nas provas, quanto nos treinos.

Você ficará mais focado no objetivo

Ao combinar de ir correr com um amigo do grupo, você aumenta o comprometimento com os treinos e fica muito mais fácil aderir e permanecer na atividade. Quando a preguiça aparece, os companheiros de corrida são os primeiros a incentivá-lo a não parar e as vitórias individuais, como perda de peso ou conseguir correr uma maratona, passam a ser conquistas do grupo como um todo. Seus parceiros de corrida certamente evitarão que você faça corpo mole ou pegue um atalho naquele dia difícil – e você vai agradecê-lo por isso no final.

Sua longevidade na corrida será maior

A evolução na corrida é gradual e depende da sua dedicação aos treinos. Por isso, a ajuda de um profissional de educação física pode contribuir ainda mais para que você se desenvolva no esporte. Ao entrar para um grupo de corrida você será instruído, observado e só tende a melhorar.

Existem atualmente diversos sites e revistas que disponibilizam uma variedade de planilhas de treino e você pode se valer delas para realizar o seu. No entanto, apesar de não ser obrigatória, a presença de um coach pode ser fundamental para os resultados alcançados. Ter um especialista acompanhando cada passo do treino pode inclusive prevenir lesões – já que a carga de exercícios estará bem controlada. Além disso, postura e biomecânica das passadas são corrigidas nos treinos contribuindo ainda mais para a sua longevidade no esporte.

Você treinará de forma individualizada

Embora todos treinem juntos, em um grupo de corrida cada atleta tem suas características e limitações e, por isso, deve receber uma condução específica. É preciso individualizar ao máximo o treino, objetivo e principalmente saber em que fase cada corredor se encontra.

Os grupos de corrida sérios procuram proporcionar não só um trabalho motivacional com seus alunos como também manter o enfoque num treinamento individualizado. De acordo com o condicionamento físico e meta de cada um, o professor mudará os treinamentos regularmente e te ajudará a alcançar os seus objetivos.

Deixe o seu comentário

Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X