RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Mizuno Uphill Marathon: uma prova para testar seus limites

Bora encarar 42 km morro acima?

Esse é o desafio lançado pela Mizuno Uphill Marathon, primeira maratona de subidas do Brasil, que chega a sua 3ª edição amanhã, 1º de agosto.

A gente já sabe que correr uma maratona não é tarefa das mais fáceis. É uma missão que exige preparo físico especial e muito treinamento. O que esperar então de uma prova de 42.195 km com altimetria extrema e incontáveis subidas íngremes e curvas fechadas?

O visual paradisíaco da Serra do Rio do Rastro (Santa Catarina), onde a prova é realizada, é uma das recompensas para quem topa desbravar a serra. O esforço dos corredores é atenuado pelas cachoeiras e espécies da Mata Atlântica espalhados pelo percurso, que corta três municípios do estado catarinense (Treviso, Lauro Müller e Bom Jardim da Serra).

A largada será às 16h30, ao contrário das duas edições anteriores, que ocorreram pela manhã. Dessa forma, os 600 atletas inscritos – o dobro do ano anterior – poderão apreciar também o pôr do sol da Serra do Rio do Rastro, que tem 1.418 metros de altitude no topo.

 

Mizuno uphill


Ninja runners

 

Diferente de todas as provas já organizadas na modalidade no Brasil, a Mizuno Uphill Marathon atrai atletas com perfil diferenciado. Conhecidos como ninja runners, são corredores que buscam conhecer seus limites e que não se acomodam na zona de conforto.

“A Uphill é uma maratona no lugar perfeito, com um formato inovador: subida. É para corredores especiais, resistentes e preparados física e mentalmente. É para aquele tipo de atleta em que desistir nunca é uma opção”, destaca o nosso diretor em Belo Horizonte, Paulo Santos, responsável pelos treinos de corridas dos dois atletas da Run&Fun BH que irão participar da prova.

maratona mizuno

Pra cima!

Nossos ninjas runners Saulo Arruda e Alexandre Conrado (foto abaixo) contaram um pouco sobre a expectativa para a prova:

runefunbh

Por que participar da Mizuno Uphill Marathon?

“Sempre busco aumentar o grau de dificuldade nos meus treinos e provas. A Uphill alia justamente distância e dificuldade”
Alexandre Conrado

“Já corro há 18 anos e tenho preferido provas duras. Com elas, aprendo a ter cada vez mais autoconhecimento, controle físico e emocional, pois exigem preparação e superação física e mental. A Uphill exige tudo isso. É uma prova dura, bela, motivadora e que requer equilíbrio e inteligência”
Saulo Arruda

Quais os desafios de se preparar para uma prova como a Uphill?

“O volume dos treinos e os aclives constantes foram os desafios. Tive que reeducar meu corpo a uma passada menor e a um maior tempo de exposição ao exercício. Em junho, foram praticamente 30 km todos os fins-de-semana. Posso dizer que levei meu corpo ao limite. Às sextas-feiras, eu tinha as pernas doloridas por causa dos treinos + musculação e funcional e, no sábado, tomava a pancada dos longos”
Alexandre Conrado

“Ela têm dois grandes desafios. O Dia D, que não é fácil, em função da distância, altimetria, temperatura e horário de largada. O segundo desafio foi rodar quase 1.000 km nos últimos quatro meses, cinco vezes na semana e sem dispensar 3x de musculação e 16 km de elevação. Tudo isso, sem lesões, perdendo somente 500 gramas de peso, baixando o percentual de gordura para 7,7% e ganhando 2 kg de músculo. Também passei por grandes desafios profissionais e, especialmente, pessoais. A palavra equilíbrio resume a superação dos desafios do treino”
Saulo Arruda

Qual a expectativa para a prova?

“É encontrar uma prova organizada, com percurso exuberante e de dificuldade acima da média. A subida da Serra do Rio do Rastro é justamente no final, quando a cabeça e o corpo entram em conflito, onde o meu limite será colocado à prova”
Alexandre Conrado

“É estar preparado físico e psicologicamente. Realizar a prova até o fim, fazendo o melhor tempo possível, mas sem riscos e sofrimentos. Meu compromisso é com minha superação e com minha mente sã”
Saulo Arruda

 

Crédito das fotos: Divulgação Mizuno Uphill Marathon

Deixe o seu comentário

Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

× Como posso ajudar?
X