RUN&FUN

A Run&Fun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a Run&Fun
Top

O treinamento funcional pode influenciar seu desempenho na corrida?

O treinamento funcional está em alta! É cada vez maior o número de praticantes de diferentes esportes que adotam essa nova modalidade como preparação para alcançar melhores resultados. E isso inclui os atletas de corrida.

Entretanto, muitos corredores ainda têm dúvidas se devem realmente alternar o treinamento funcional com a sua rotina de corrida. Se esse é o seu caso, confira este post e descubra a influência do treinamento funcional na corrida!

O que é treinamento funcional?

É uma modalidade de treinamento desportivo que prepara todo o corpo com a prática de movimentos bem comuns no dia a dia, como empurrar, puxar, girar, correr, pular e agachar. Diferentemente da musculação (que trabalha, geralmente, apenas um grupo muscular em cada exercício), o funcional é organizado de forma a coordenar articulações e aperfeiçoar posturas do movimento, trabalhando os grupos musculares em conjunto.

Suas principais vantagens são:

  • – treino mais intenso que permite obter melhores resultados com aulas mais curtas;
  • – mais dinamismo, o que evita que o atleta enjoe do treino;
  • – minimização do risco de lesões;
  • – melhoria da postura e da performance do atleta;
  • – trabalho mais harmônico do corpo.

Como o funcional contribui para o fortalecimento muscular?

Apesar desses benefícios, é muito comum que os corredores questionem se o funcional realmente é bom para o fortalecimento da musculatura (uma das maiores preocupações entre os atletas em geral), já que não há o uso de aparelhos e pesos.

A resposta é sim. Um dos principais diferenciais dessa prática desportiva é o fortalecimento do CORE, que é a região central do corpo, onde se encontram músculos do quadril, os lombares e os abdominais. Com a tonificação desses grupos musculares, inúmeras lesões podem ser prevenidas, especialmente na coluna vertebral e articulações em geral.

Muitos exercícios funcionais utilizam as próprias articulações do corpo e são voltados para o ganho de força, como o agachamento, o levantamento terra e o supino.

Como isso pode otimizar o meu desempenho nas corridas?

O treinamento funcional desenvolve muitas competências específicas necessárias aos corredores, como potência, força, agilidade, resistência, postura, velocidade e equilíbrio. Essas habilidades dificilmente podem ser alcançadas por atletas que utilizam apenas máquinas para treinar, pois os aparelhos limitam os movimentos.

Complementarmente, o treinamento dos movimentos e a reeducação postural, já citados anteriormente como qualidades do funcional, são muito benéficos para o aperfeiçoamento técnico de corredores. Muitos desses atletas, aliás, sofrem com problemas de postura, que acabam atingindo as articulações e comprometendo a performance na corrida.

Uma passada curta e pouco flexível é um tipo de problema técnico que impacta diretamente o desempenho e que pode ser treinado e corrigido com o funcional. Outro exemplo é o posicionamento dos joelhos em varo ou valgo, que também mostra a influência do treinamento funcional na corrida, pois pode ser melhorado com os exercícios funcionais adequados.

Como se pode perceber, o funcional é então indicado para todos os tipos de corredores. Entretanto, é importante que você, atleta, procure sempre o acompanhamento de um profissional capacitado e tenha consigo os acessórios adequados para a prática desportiva escolhida – no caso da corrida, um bom par de tênis, por exemplo.

Então? Está pronto para começar esse novo treino e melhorar (e muito!) o seu desempenho na corrida? Agora que você já conhece a influência do treinamento funcional na corrida, não deixe os seus amigos para trás! Compartilhe o nosso post em suas redes sociais.

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

X