RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Por que maratonistas e amadores devem ficar de olho na anemia?

Se você vem sentindo fatiga, fraqueza, tontura, dor no peito, queda na temperatura corporal e dores de cabeça, a causa pode ser uma das principais inimigas dos corredores: a anemia.

Apesar da contradição entre qualidade de vida e ausência de ferro e outros nutrientes, muitos atletas acabam sendo vítimas da doença em razão das dietas restritivas ou até mesmo por conta da busca incessante por melhores resultados nas provas. 

Para evitar que a sua saúde seja afetada, sempre é importante sentir os efeitos do seu corpo, além de se conscientizar sobre o assunto.

Por isso, elaboramos este post trazendo as principais informações referentes à anemia, além dos prejuízos que ela pode causar no seu dia a dia.

 

O que é a anemia?

A anemia nada mais é do que uma redução na quantidade de hemoglobina no sangue, ou seja, os glóbulos vermelhos diminuem, fazendo com que o corpo receba menos sangue rico em oxigênio, fator que pode danificar o coração, cérebro e outros órgãos.

Como está nitidamente ligada com a transferência de oxigênio, a anemia prejudica o rendimento dos corredores, principalmente por conta da deficiência do ferro.

Além disso, a doença pode ser causada pela baixa quantidade de outros nutrientes, como vitamina B12, zinco e proteínas. Ao se instalar, acaba diminuindo a transferência do oxigênio dos pulmões aos músculos, ou seja, o impacto em um corredor é muito desgastante.

Portanto, se você está sentindo um dos sintomas descritos no início do texto, mesmo que seja em uma intensidade bem baixa, não hesite em procurar um médico para fazer um check–up. A descoberta da anemia é bem simples e é feita por meio de um exame de sangue.

 

Como a falta de ferro atinge os corredores?

Diante de uma rotina altamente produtiva, com atividades mil em vários setores da vida, muitos corredores acabam deixando cuidados essenciais para segundo plano.

Um deles é dormir menos do que o necessário, de acordo com o relógio biológico de cada um. Outra situação é cair na tentação de começar uma dieta altamente restritiva, sem uma devida orientação profissional.

Embarcando em um mar de possibilidades, o corpo acaba sofrendo várias influências negativas, podendo influenciar no seu rendimento não só nos treinamentos de corrida como também nas tarefas cotidianas, como uma simples subida de degraus.

Caso você seja adepto de longas distâncias ou até mesmo de maratonas, o problema pode ser ainda mais grave, pois as células ficarão enfraquecidas, limitando o desempenho do organismo.

 

Veja a importância de uma alimentação saudável?

Ciente dos transtornos causados pela anemia, a dica é sempre manter uma dieta saudável no seu dia a dia. Independentemente das suas pretensões, busque sempre a orientação profissional seja com um educador físico ou nutricionista.

Como o equilíbrio é fundamental em todos os aspectos da vida, nada melhor do que realizar refeições ricas em proteínas, carboidratos, frutas, legumes, verduras e vitaminas indispensáveis a quem valoriza o bem viver.

No mais, deixe o ferro conduzir em suas veias e faça com que suas células transbordem de energia e transpiração rumo aos seus objetivos!

E você, está empolgado para manter a rotinas dos treinos? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais (Facebook e Instagram)!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X