RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Por que não vale a pena emendar provas de corrida?

Após a empolgação ao completar uma corrida de rua, logo vem a vontade de se inscrever em outro desafio já na sequência.

No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, emendar provas de corrida pode causar um efeito inverso no seu rendimento. E as consequências vêm em forma de lesões, perda de motivação, ganho de peso, queda na imunidade e abalo emocional.

Para que você mantenha um ritmo adequado nas suas competições, elaboramos este post com três motivos que farão você desistir daquela inscrição marcada para a próxima semana depois ter cravado, sete dias antes, o melhor tempo nos 10 Km.

 

Evite dores no corpo

Independentemente do seu ritmo de treinamento, o corpo sempre sofre fortes abalos em uma prova de corrida. Isso porque existem as influências da ansiedade, da busca pelo menor tempo e do esforço concentrado em prol do melhor resultado na classificação geral ou em sua categoria.

Ao emendar provas de corrida, o corpo acaba respondendo negativamente, ou seja, as dores vêm na mesma proporção da sua vontade de se superar.

Com isso, o risco de uma possível lesão aumenta consideravelmente, podendo comprometer a sua rotina de treinos por meses.

Portanto, para manter o corpo são, nada melhor do que respeitar o intervalo entre uma prova e outra. A média defendida pelos especialistas é de um mês de espera para corridas de 5 Km e 10 Km. Já para 21 KM, o recomendado é de até duas provas por ano, para os corredores iniciantes, e até quatro provas para avançados. Para quem enfrenta maratonas, uma por ano é o foco para quem está começando. Os mais experientes e adaptados, desde que bem treinados, têm capacidade de participar de mais provas de 42 Km em um ano.

Isso porque o corpo sofre microlesões que necessitam de tempo para serem corrigidas. Além disso, a queda na imunidade é visível, demandando boas noites de sono e pouca intensidade nos treinos.

 

Combata o estresse pós-prova

Além do abalo emocional que uma prova causa em um corredor, independentemente da classificação, trazendo empolgação ou, até mesmo, frustração, o cansaço físico é uma realidade nos dias seguintes.

Afinal, a ansiedade pré-prova já causa um desgaste mental. Além disso, há ainda a influência do deslocamento até a cidade-sede da competição e também das subidas do circuito.

Por isso, ao emendar provas de corrida, você certamente ficará mais estressado, fator que prejudicará o seu rendimento.

A dica é focar no treino de recuperação, com uma alimentação balanceada e muita hidratação nos dias seguintes. Caso opte por mais um desafio, o seu corpo poderá entrar em colapso, trazendo irritabilidade e desgastes sem motivos aparentes.

 

Elimine uma possível aposentadoria por invalidez

Esse item pode soar assustador, mas é isso mesmo, caro leitor. Quem se arrisca em emendar provas de corrida pode sofrer uma lesão tão grave ao ponto de ser impedido pelos médicos de continuar praticando o esporte.

Imagine você, no auge da motivação, recebendo essa notícia. Seria horrível, não é mesmo? Imagine, também, que ficar com a perna engessada por 30 dias e depois ainda enfrentar seis meses de fisioterapia, sem falar nos riscos de uma cirurgia no joelho, por exemplo. Pois é a realidade de quem não destina o correto tempo de recuperação ao corpo.

Saiba que até mesmo os maratonistas profissionais dão uma pausa no cronograma anual para evitar as temidas lesões, ou seja, não tem como você participar de todas as provas que surgirem. A dica é sempre ter cautela.

 

Busque uma consultoria esportiva

Como o avanço no rendimento e também as melhores práticas de recuperação após uma prova necessitam de orientação profissional, nada melhor do que contar com uma consultoria esportiva.

Além do estímulo a mais nos treinamentos, haverá uma maior integração com outras pessoas, todas sintonizadas na mesma energia.

Seja para não emendar provas de corrida, seja para o conhecimento das melhores passadas e do aquecimento ideal, a assessoria é um excelente meio para você evitar problemas, transformando a corrida em sua companheira de todos os momentos.

E você, já está na vibe das corridas de rua? Quer entrar para a turma mais feliz da cidade? Então entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X