RUN&FUN

A Run&Fun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a Run&Fun
Top

Por que o fortalecimento muscular é importante para corredores?

Se você gosta de correr, já deve ter percebido que a corrida exige muito do nosso corpo. Essa atividade física requer não só um bom trabalho cardiovascular, mas, também, estabilidade de movimento e a capacidade de suportar os impactos.

Por isso, o fortalecimento muscular é tão importante para corredores: ao fortalecer os músculos, o movimento se torna mais estável e o corpo fica mais resistente aos impactos, evitando desgastes e lesões.

Essa estabilidade acontece porque as articulações como joelho, tornozelo, os ossos, quadris e, até mesmo, a coluna são envolvidos por um tecido muscular que, quando mais forte, promove a solidez do movimento, o alinhamento postural e a proteção de todos os elementos envolvidos na atividade.

No post de hoje, separamos 5 dicas de exercícios físicos importantes para você que deseja saber tudo sobre fortalecimento muscular para corredores. Confira!

1. Agachamentos

Os agachamentos são considerados exercícios físicos completos. Isso porque exigem o recrutamento de diversos músculos estabilizadores e primários na sua execução. Quando feitos de forma correta, esses movimentos promovem o fortalecimento dos grupos musculares.

Existem diversos tipos de agachamento: livre, sumô, frontal e outros. Cada tipo é indicado para o fortalecimento de uma região muscular diferente, mas todos eles trabalham os membros inferiores.

2. Leg Press

O Leg Press é um exercício eficiente e seguro. O movimento é realizado em aparelhos que protegem a coluna e que, por apresentarem versões lineares e angulares, trabalham diferentes grupos musculares dos membros inferiores.

A posição dos pés na plataforma do Leg Press também pode alterar qual músculo será trabalhado. Ou seja, com dois aparelhos e ajustando a posição dos pés, muitos músculos podem ser fortalecidos com esse exercício.

3. Cadeiras adutoras

As cadeiras adutoras exercitam os músculos internos da coxa, promovendo o fortalecimento muscular, ganho de equilíbrio e maior funcionalidade do corpo.

O treino nas cadeiras adutoras tem uma grande vantagem na proteção contra lesões: os grupos musculares que elas trabalham estão inseridos no fêmur e, com isso, estão mais propensos a serem rompidos. Quando exercitamos as coxas nesses aparelhos, promovemos a estabilização muscular, evitando o aparecimento das lesões.

4. Prancha

A prancha é um exercício que trabalha a região do CORE – região central do corpo. Para corredores, esse exercício é importante porque fortalece as regiões dorsal e abdominal e, também, o quadril.

Quando o CORE está mais forte, é mais fácil manter uma boa postura e o alinhamento do corpo durante a corrida. Além disso, o CORE forte evita lesões na região da coluna.

5. Treinos Funcionais

E se você ainda não deu início ao fortalecimento muscular por não gostar de academias convencionais e treinos de musculação, saiba que existem opções de treinos mais dinâmicos e que podem ser feitos, até mesmo, ao ar livre. É o caso dos treinos funcionais.

Os movimentos realizados neste tipo de treino, geralmente, utilizam o peso próprio do corpo com uma combinação de movimentos comuns como agachamentos, pulos de corda etc.

Intercalar treinos de corrida com treinos de força, que promovam o fortalecimento muscular para corredores é muito importante e, com opções que vão da musculação até treinos ao ar livre, fica muito mais fácil, não é mesmo?

E ai, gostou do nosso post? Se você já corre ou tem interesse pelo mundo das corridas, não deixe de assinar a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

<p>Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!</p>

X