RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Preparação de maratona: 6 dicas para alcançar o sucesso

Você corre com frequência e decidiu correr a sua primeira maratona? Primeiramente, parabéns! Essa é uma atividade intensa, adorada pelos brasileiros e recompensadora para quem adora praticar exercícios físicos.

Porém, você precisa tomar alguns cuidados gerais de preparação de maratona, que começam até meses antes da prova e envolvem alimentação, treino e até a seleção do trajeto. Acompanhe o passo a passo a seguir e prepare-se para encarar esse desafio!

1. Escolha bem a prova

O primeiro passo deve ser escolher qual será a maratona. E não, elas não são todas iguais só por terem a mesma distância! São muitas variáveis em jogo, então você precisa definir isso com bastante antecedência — alguns meses, de preferência.

Antes de tudo, é preciso levar em conta a localização: a prova fica na sua cidade ou exige algum deslocamento? Quais serão os gastos? Estude também o trajeto, o tipo de terreno, o clima no período da competição e o nível de dificuldade. Leia sites especializados e peça dicas para atletas mais veteranos.

2. Faça um check-up completo antes

Você não deve fazer um exercício tão intenso quanto uma maratona sem saber se a sua saúde está em dia. Por isso, é recomendado fazer um check-up completo antes da prova para conferir se você está apto ou não.

Aproveitando as idas ao médico, realize também uma avaliação mais direcionada para a parte física para verificar se o seu condicionamento é o ideal para a corrida.

3. Cuide de alimentação e hidratação

Dias antes dos treinos mais longos, aumente o consumo de carboidratos. Para isso, coloque em seu cardápio frutas, massas leves e pães. Não se esqueça também da proteína, com carnes magras em algumas das refeições. Evite gorduras e doces em excessos, além de alimentos de difícil digestão.

Desde os treinos, acostume-se também com a hidratação constante, que é essencial durante a prova. Procure tomar água a cada 40 minutos ou em todos os postos de hidratação. O consumo de bebidas esportivas, como isotônicos, também é importante desde que feito com moderação.

4. Treine distâncias mais longas

Se você está se preparando para uma maratona, então já deve estar familiarizado com distâncias longas. Porém, para aguentar o trajeto, é preciso aumentar aos poucos o seu limite.

É o “longão”, uma corrida durante mais tempo e por uma distância maior do que você costuma fazer. Vá aumentando o ritmo aos poucos para perceber as suas maiores dificuldades e qual o limite atual do corpo.

Porém, não precisa correr os mesmos 42 km da prova! Vá até no máximo 36 km e guarde as energias para o grande dia. Procure ainda fazer um percurso parecido ao do evento, seja em altitude ou tipo de terreno.

5. Fortaleça o corpo e a mente

Por mais que você faça treinos de corrida de resistência e velocidade, você também precisa de fortalecimento muscular para que as pernas e membros superiores aguentem trabalhar por tanto tempo. Por isso, faça musculação com alguma frequência para preparar os músculos das pernas e garantir que os joelhos aguentarão todo o percurso.

Preparo psicológico também é essencial. Você precisa se acostumar com o momento de isolamento da maratona: durante algumas horas, o atleta fica em silêncio, focado e cada vez mais cansado. Por isso, estude o percurso para se tranquilizar e mantenha-se otimista, mentalizando o sucesso que é concluir a prova.

No dia anterior, mantenha-se o mais calmo possível e evite estresse, dormir tarde ou grandes desgastes físicos.

6. Busque ajuda de uma assessoria especializada

Seja você um corredor novato ou veterano, uma ajuda a mais é sempre bem-vinda! E uma boa dica para todos os tipos de atleta é contar com a ajuda de uma assessoria esportiva especializada, que pode ser essencial na preparação de maratona.

Esse acompanhamento ajuda a melhorar o desempenho nas pistas e até a sua qualidade de vida. Você recebe treinos, dietas e dicas em geral de um profissional gabaritado e pode até participar de treinos em grupo.

Ficou interessado? Situada em Belo Horizonte, a Run&Fun é uma dessas alternativas. A assessoria traz o que há de mais avançado na área de treinamento esportivo com uma metodologia exclusiva.

Entre em contato com a Run&Fun e agende uma aula experimental de corrida para começar a melhorar a sua performance!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X