RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Guia para completar a sua primeira corrida com sucesso

O grande dia chegou! É hora de participar da sua primeira corrida. Como poucas sensações se comparam a emoção de cruzar a linha de chegada pela primeira vez, é preciso estar preparado para que nenhum contratempo ofusque a alegria do momento.

É claro que para completar a prova bem, é preciso antes de tudo treinar bem. Até aí, nenhuma novidade. Mas, mesmo estando em dia com os treinos, você também deve dominar toda a logística de um dia de prova.

Pensando nisso, preparamos um guia com dicas importantes para você completar a sua primeira corrida com sucesso.

 

Antes da largada

Organize-se na véspera: deixe todo o seu aparato de prova separado na noite anterior. Com várias horas de antecedência você tem mais condições de pensar com clareza sobre o que realmente gostaria de usar e ter com você na hora da corrida, além de diminuir o risco de deixar algo para trás.

Que tal fazer um checklist? Alguns itens não podem faltar:

– Boné e/ou óculos de sol podem ser bem úteis se você estiver correndo contra o sol ou chuva
– Número de peito e alfinetes já pregados na camisa da prova ou da sua assessoria esportiva
– Relógio com cronômetro para que você mesmo controle o seu tempo. Lembre-se de carregá-lo!
– Dinheiro para emergências, preso a camisa ou dentro do short
– Protetor solar: seja esperto, pode ser que você fique exposto ao sol por um bom tempo
– Tênis e meia sem ser de algodão
– Short de corrida
– Vaselina ou outro tipo de lubrificante esportivo: aplique na parte interna das coxas, nas axilas e em outras áreas de atrito
– Papel higiênico: quanto maior a fila do banheiro químico, maiores as chances de o papel higiênico acabar. Por isso, traga o seu.

Só com a roupa do corpo: leve apenas o essencial para a prova. Evite deixar a sua bolsa com os organizadores da prova para não ter a chateação de recolhê-la depois da corrida. Se for deixar com a sua assessoria esportiva, não deixe nada de valor nela, como a carteira ou as chaves.

Identificação: escreva o seu nome, número de identidade e tipo sanguíneo no verso do seu número de peito. Prenda-o na parte da frente da camiseta com quatro alfinetes para que fique bem firme. Deixe-o visível o tempo todo. Ele mostra aos organizadores que você foi registrado na prova.

Sem novidade: nada de estreias no dia da prova quando o assunto é short para corrida e tênis. A corrida não é o melhor lugar para experimentar um acessório novo. Use apenas os itens que te dão conforto e que você testou anteriormente nos treinos. Isso vale não apenas para roupas e acessórios, mas também para a alimentação no dia da prova.

Conheça o percurso: procure o mapa do percurso no site da prova. Se você conhecer as subidas, descidas e curvas da prova anteriormente, será capaz de ajustar seus esforços com mais facilidade. Dê também uma checada na previsão do tempo para saber se você deve abusar do protetor ou investir em um manguito.

Alimentação: defina com antecedência o que comer, antes durante e depois da prova. A alimentação também faz parte do treinamento, uma estratégia errada pode sabotar todo o seu esforço.

Deslocamento: chegue com antecedência ao local da prova, mas não seja o primeiro. O tempo extra de espera irá deixá-lo mais ansioso. Veja antes o caminho, como vai chegar e onde estacionar. Chegar atrasado e nervoso pode tirar o foco da prova e melar o dia.

Aquecimento: faça um aquecimento antes da prova. Como a estreia normalmente acontece em uma prova de 5 km, de cinco a dez minutos de exercícios dinâmicos, como elevação de perna e polichinelo, são o suficiente para te deixar preparado para o desafio.

Na largada: posicione-se mais atrás, com corredores que farão um ritmo semelhante ao seu. Em algumas corridas há sinalizadores de ritmo. Nesse caso, encontrar o lugar ideal para você na largada fica ainda mais fácil. Lembre-se de não iniciar o cronômetro do relógio assim que largar. Faça isso apenas quando cruzar a linha de partida. Assim, os tempos do seu chip e do relógio estarão sincronizados e você poderá calcular seu ritmo de forma mais precisa.

 

Durante a primeira corrida

Medida certa: o foco durante a prova deve ser você. Concentre-se no seu ritmo, na sua respiração e passada. Esqueça o desempenho dos corredores que estão a sua volta. Controle o seu entusiasmo e não se deixe levar pela empolgação coletiva do início da prova. Assim, você não queima no primeiro quilômetro o combustível necessário para terminar a prova.

Economize energia: não saia driblando os demais competidores e nem vá atrás do sujeito que saiu em disparada. Assim, você economiza suas energias e não foge da estratégia programada para a prova.

Hidratação: não deixe de se hidratar durante a prova. Uma dica esperta é sempre pegar o seu copinho de água na última banca do ponto de hidratação, já que as primeiras ficam abarrotadas de corredores. Quando se aproximar do posto, diminua a velocidade aos poucos para não causar nenhum acidente. Depois de se hidratar, jogue o copo na lateral da pista para que ninguém escorregue.

Sem desperdício: corra pela tangente, ou seja, pela linha reta que corresponde à menor distância entre dois pontos. Se você correr ao longo da parte externa das curvas, percorrerá uma distância maior do que a medida pelo organizador da prova.

Desacelere na lateral: caso precise diminuir o ritmo durante a prova, faça isso de maneira gradual e se desloque para o lado direito da pista. Fique sempre atento para não fechar outro corredor.

Acelere no final: a prova está chegando ao fim? Faça uma autoavaliação e considere a possibilidade de dar um sprint nos últimos metros, gastando as últimas reservas no momento certo. 

Depois da prova

Continue se movimentando: passou a linha de chegada? Não pare de uma vez, pois é importante que os seus batimentos cardíacos diminuam aos poucos. Continue caminhando por mais alguns metros, entregue o seu chip e pegue a sua medalha.

Reponha as energias: você precisa de carboidratos para iniciar a recuperação pós-corrida. Por isso, faça um lanchinho logo que terminar a prova. Reidrate-se também. Todas as toxinas produzidas por seu corpo durante a prova são eliminadas por meio da água. Então reponha esse líquido.

Hora de esticar: procure a tenda do seu grupo de corrida ou um local tranquilo para alongar-se. O alongamento final tem um efeito relaxante e pode te ajudar na recuperação das fibras musculares.

Depois dessas dicas talvez você esteja se perguntando: “será que consigo completar uma prova?”. Bem provável que sim! O segredo é definir se sua meta será só trotar, alternar trote e caminhada ou caminhar a maior parte do tempo. Esse planejamento ajuda a evitar frustrações. Afinal, não concluir a prova da forma imaginada pode te desanimar e afastar de vez do universo de corrida. Para evitar isso, defina um objetivo e siga-o. Se você tiver um treinador de corrida, melhor ainda. Converse com ele sobre as suas expectativas para a prova. Boa sorte!

 

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X