RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Quer migrar para o triathlon? Saiba como começar

Você começou a correr e está extremamente contente com os resultados: já participou de algumas provas, segue planilhas, mas de repente sente que um novo estímulo pode ser bem-vindo. Vale também se seu esporte regular for a natação ou o ciclismo. O fato é que todas as modalidades, em algum momento, podem levar ao desejo de uni-las e fazer a transição para o triathlon.

Considerado um esporte desafiador, com grande exigência física e uma rotina intensa de treinamentos dividida entre as três modalidades, o triathlon é a escolha de muitos atletas, amadores ou profissionais, que buscam ultrapassar novas fronteiras, além de cuidar da saúde.

Se você também está pensando em migrar para a vida de triatleta, acompanhe a seguir algumas de nossas dicas para realizar sua transição.

Faça uma avaliação física antes de começar

Quem inicia no triathlon frequentemente já pratica um dos três esportes envolvidos nele, mas isso não dispensa a importância de fazer uma nova avaliação física a fim de garantir que não haja problemas ou riscos durante o treinamento. De um check-up completo à avaliação cardíaca, todos os cuidados são bem-vindos.

Outra recomendação é buscar um médico do esporte ou profissional de educação física para avaliação de biomecânica e correção de vícios de postura e movimentos que sejam capazes de agravar lesões futuramente. Prevenção, no esporte, é sempre a melhor opção.

Organize seu tempo e estabeleça uma rotina para os treinos

Dividir a carga de treinos entre corrida, ciclismo e natação requer disponibilidade e dedicação. Com o auxílio de uma planilha individualizada e adaptada para seus objetivos, é comum que o triatleta realize ao menos dois treinos diários, em sessões curtas ou médias.

Definir quais são os melhores horários para você também é fundamental. Durante a manhã, antes do trabalho, ao almoço, à noite… Com disciplina, você poderá desenvolver as capacidades necessárias para completar uma prova: de um sprint, ótimo para quem está começando, ao ironman, que figura entre os sonhos de boa parte dos triatletas.

Tenha equipamentos básicos de qualidade

É comum se empolgar e querer adquirir diversos equipamentos, com a grande oferta de tecnologia no esporte de que dispomos atualmente, mas os itens básicos são suficientes para iniciar no triathlon.

Avalie, pesquise e escolha produtos de qualidade. Para auxiliar em seus treinos, você vai precisar de capacete, luvas, sunga ou maiô, óculos de natação e macacão.

Mantenha os treinamentos de musculação

Além de aumentar o volume de treinos e de esforço progressivamente, distribuindo-os de acordo com a afinidade que o atleta já possui com cada um dos esportes, é fundamental manter um trabalho de fortalecimento muscular.

Embora muitas pessoas torçam o nariz para a musculação em suas planilhas de treinamento, ela é uma grande aliada. Capaz de dar mais resistência ao corpo, evitar seu estresse e prevenir lesões, permite que a musculatura esteja preparada diante de novos desafios esportivos. Vale também incluir treinos de propriocepção com a finalidade de trabalhar o equilíbrio corporal.

Lembre-se de descansar e de cuidar de sua alimentação

Como em qualquer outro esporte praticado regularmente, o descanso é uma parte imprescindível da rotina de treinos. Por meio dele, a musculatura desgastada se recupera de forma mais rápida e prepara o atleta para os próximos dias de esforço.

No triathlon, após semanas de volume elevado de treinos, devem ser incluídos períodos de recuperação, com cargas menores, distâncias mais curtas e velocidades que não exijam tanto do corpo, ótima forma de evitar overtraining.

Com o mesmo grau de relevância, a alimentação é uma das aliadas para ir mais longe no esporte. Recorrer ao acompanhamento nutricional permite que sua individualidade seja trabalhada no cardápio de forma estratégica, garantindo que você consuma os alimentos e as quantidades ideais para evoluir como triatleta.

Independentemente do motivo que leva você a praticar triathlon, o fato é que o esporte tem cativado cada vez mais pessoas com sua capacidade de proporcionar benefícios que vão muito além de um corpo fortalecido e apto a enfrentar grandes desafios.

Começou recentemente sua história na vida tri e quer compartilhá-la conosco ou deseja sugerir algum novo artigo relacionado ao tema? Então deixe seu comentário abaixo!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

WhatsApp chat
1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X