corredor pensando se está pronto para a meia maratona

Você treina há um tempo, está satisfeito com o seu desempenho, mas ainda não sabe se está pronto para a meia maratona?

Pois saiba que sentir essa dúvida é um processo natural. Afinal, trata-se de um grande desafio, que é almejado por muitos corredores, profissionais ou amadores. Dessa forma, ela requer uma boa preparação em diversos aspectos, tanto em sua mente quanto no seu corpo.

Se deseja saber quais indicativos analisar para decidir se a sua hora chegou, continue lendo o post!

Como analisar se você está pronto?

Primeiramente, é preciso motivação. Tenha razões para correr a meia maratona! Com vontade, encarar os 21 km fica mais fácil. No entanto, só o desejo não basta. Sendo assim, mantenha atenção nos aspectos a seguir.

Frequência

O mais indicado é que, aproximadamente 6 meses antes da prova, você treine uma distância de 40 km dividida em 3 ou 4 dias da semana. No início, as corridas devem ter 5 km, no mínimo. Essa frequência é de suma importância para que você condicione seu corpo à resistência necessária para o desafio.

Disciplina

Ser disciplinado é um grande indício de que você está pronto. Até mesmo porque alguns sacrifícios serão necessários. Além de conciliar a corrida e o trabalho, dedique uma boa parte dos seus fins de semana para corridas mais longas.

Planejamento

Esse fator está bastante ligado à disciplina. É por meio de um bom planejamento que você fica apto a organizar sua rotina e exercer os treinos necessários. Ter tudo planejado, contudo, não envolve “só” isso. É preciso adquirir os acessórios, dosar os volumes de treinamento e organizar os descansos, entre outras coisas.

Como melhorar o desempenho?

Obter ganhos na performance é o objetivo de muitos esportistas. A meta, diante de algo tão desafiador, torna-se ainda mais necessária. Uma das principais dicas nesse sentido é treinar com acompanhamento profissional.

Além de formular um planejamento muito mais preciso e ajudar na manutenção da disciplina, os profissionais estão acostumados a montar treinos específicos e seguros para o seu corpo. As chances de se chegar ao êxito com um trabalho desse tipo são bem maiores.

Outra medida relevante está relacionada ao fortalecimento muscular. Trabalhos dessa categoria deixam você mais preparado e resistente, correndo um menor risco de se lesionar durante os preparativos. Analisando esses pontos, treinando regularmente e tomando as precauções necessárias, certamente estará pronto para a meia maratona!

Gostou do texto? Quer ficar por dentro de outras novidades relacionadas ao mundo da corrida? Então siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.