RUN&FUN

A Run&Fun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a Run&Fun
Top

Sintomas de desidratação na corrida de rua: quais são e como evitar?

Quem pratica corrida de rua precisa tomar uma série de cuidados para evitar a desidratação, especialmente nos meses mais quentes do ano. Afinal, ao praticar exercícios em um ambiente não controlado, você está sujeito aos efeitos do sol e do calor.

Entre os principais sintomas de desidratação, estão: boca seca, fadiga, náuseas e vômito, tontura, cãibras, confusão mental, alterações auditivas e visuais e aumento da temperatura corporal. Para evitar sentir esses sintomas durante sua corrida, elencamos algumas dicas que vão ajudar a manter a hidratação do seu corpo durante o exercício. Continue a leitura e confira:

Beba água antes, durante e depois do exercício

Quantos litros de água devemos beber por dia? Isso depende de vários fatores, como a temperatura do ambiente e a quantidade de atividade física. Por isso, quem corre e pratica esportes precisa ter um cuidado ainda maior com a própria hidratação.

Antes do treino, uma regra pratica é observar a própria urina, pois ela reflete o seu nível de hidratação. Nem muito escura, nem muito límpida, o ideal é que a cor da urina se aproxime da cor de uma limonada.

Durante o percurso, faça paradas estratégicas para beber um pouco de água. Nesse momento, não exagere! Consuma apenas o suficiente para manter seu corpo hidratado. Depois do treino, você pode repor os sais minerais perdidos com bebidas esportivas.

Evite bebidas alcoólicas antes das corridas

Bebidas alcoólicas diminuem a força, a velocidade e as capacidades respiratória e muscular. Além disso, prejudicam a respiração e o equilíbrio. Ou seja: não existe nada pior para sua performance durante a corrida do que ingerir bebidas alcoólicas. Sobretudo, o álcool tem efeito negativo nas funções renais, aumentando a perda de água por meio do suor e da urina. A consequência disso é a desidratação do corpo.

Evite também bebidas gaseificadas

Elas podem causar inchaço, gases e dores abdominais, prejudicando sua performance. Em vez de consumir refrigerantes, aposte nos chás gelados. Eles são ricos em antioxidantes e ajudam você a manter a hidratação do organismo.

Escolha bem a roupa para a corrida de rua

Escolha tecidos leves, que não grudem no corpo e permitam a transpiração. Evite roupas de algodão, lã e outros materiais que aquecem demais a sua pele. O mesmo vale para a escolha dos acessórios: use bonés, óculos escuros e passe protetor solar sempre, mesmo se o dia estiver nublado. Opte por meias e tênis apropriados para a corrida, que deixam seus pés transpirarem. Isso evitará bolhas e outros machucados na região.

Prefira horários em que o sol está mais ameno

Para escapar dos picos de calor, escolha correr em horários em que o sol está mais ameno, assim, você evita o aumento excessivo de temperatura do organismo. Os períodos mais indicados são antes das 10 horas e após as 16 horas. Correr à noite também é uma boa alternativa.

Com alguns cuidados, é possível evitar os sintomas de desidratação durante a corrida. Lembre-se sempre de beber água e evitar bebidas alcoólicas e gaseificadas. Seguindo essas dicas, você estará sempre com energia para cumprir o treino e aperfeiçoar seu desempenho durante a corrida de rua!

Se você gostou deste post, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram para ter acesso às nossas novidades em sua timeline!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

<p>Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!</p>

X