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Trail running: o que você precisa saber para começar em 2018?

Imagine correr ao lado de árvores, animais silvestres, flores, montanhas à sua frente e um ar puro para inspiração nenhuma botar defeito.

Pois saiba que esse é o cenário do trail running ou corrida de montanha. Ficou interessado?

Então continue lendo o nosso post e veja motivos ímpares para essa atividade marcar de vez a sua vida, começando a praticá-la já em 2018!

 

O que é o trail running?

Como dito acima, o trail running é uma corrida em terrenos irregulares, que podem ser trilhas, costões e subidas, ao lado de montanha ou mar.

Dessa maneira, o praticante fica em contato direto com a natureza, contribuindo para criar mais motivação na continuidade da modalidade esportiva.

Além disso, o ar da roça ou ao lado do oceano, de uma lagoa ou rio sempre é mais puro, trazendo um bem-estar ainda maior em comparação a quem corre na rua ou na esteira de uma academia.

 

Quem pode praticar o esporte?

Todas as pessoas que estejam em boas condições físicas, sem problemas respiratórios ou cardíacos podem praticar tranquilamente o trail running.

No entanto, como se trata de uma atividade que exige mais esforços por conta dos desníveis das estradas de terra ou trilhas, é preciso de orientações tanto de profissionais de educação física quanto de outras especialidades, como médicos, fisioterapeutas e nutricionistas.

Afinal, um desgaste além do limite pode representar sérios danos à saúde, como lesões, alterações psicológicas e até mesmo taquicardia.

Por isso, nada melhor do que treinar antes de cair de vez no trail running, tendo em vista que se trata de uma modalidade bem mais intensa em comparação a outros tipos de corridas.

Isso porque há muitas subidas e descidas, trilhas com pequeno espaço físico, galhos, pedaços de árvores, entre outros obstáculos no caminho, ou seja, é preciso estar com a musculatura preparada para esse tipo de terreno irregular e também ter um controle mais acentuado da respiração e do foco.

Essas são as principais diferenças em relação à corrida de rua. Por isso, siga as nossas quatro dicas antes de colocar os pés na trilha.

 

1. Busque uma consultoria esportiva

Para evitar lesões ou até mesmo desmotivação no princípio da atividade, a dica é você buscar uma assessoria esportiva especializada em corridas.

Afinal, nada melhor do que uma preparação adequada antes de encarar de vez as trilhas montanhas afora. Por meio do auxílio profissional, haverá meios para a evolução acontecer de acordo com a sua frequência, aumentando a resistência.

 

2. Conte com equipamentos adequados

Como nas trilhas você estará em contato com o vento, chuva, sol e até neblina. É preciso contar com roupas e equipamentos sintonizados com a atividade exercida ao ar livre.

Tênis específicos, mochilas, cintos de hidratação, blusas corta-vento, relógio com bússola, óculos, isotônicos e frutas devem acompanhar o corredor.

 

3. Escolha locais seguros

Apesar de muitas trilhas remeterem aos perigos existentes na natureza, existem vários locais bem sinalizados, com segurança e espaço amplo para a prática do trail running.

Antes de cair na estrada, faça uma pesquisa de destinos que conciliam esses aspectos com a sua atual forma física. É importante também sempre correr com outra pessoa, explorando o espírito de solidariedade e também garantindo a sua segurança.

 

4. Desfrute do contato com a natureza

Após iniciar as suas corridas de montanha, o principal estímulo é exatamente o diferencial dessa atividade: o contato pleno com a natureza.

Portanto, valorize cada instante e busque se integrar ao meio ambiente, transformando a prática em algo muito maior do que simplesmente o fortalecimento muscular ou perda de peso.

E aí, ficou instigado para começar o trail running? Então entre em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo!

 

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Equipe Run&Fun
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ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

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