RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Transição para a corrida de montanha: quais os cuidados necessários?

A corrida de montanha tem interessado muitos corredores que estão em busca de novos desafios. Como essa atividade pode ser praticada em quase qualquer lugar, sempre vão surgindo novas opções para aqueles que desejam dar o máximo de si.

Essa “nova modalidade” tem crescido bastante nos últimos anos e, apesar da sua aparente popularidade entre os atletas, certamente existem pontos importantíssimos que devem ser levados em consideração na hora da transição do asfalto para a montanha.

No post de hoje falaremos justamente sobre essas questões que você não deve deixar passar! Pronto para saber mais a respeito? Continue a sua leitura!

 

Faça a mudança de maneira gradual

Antes de tudo é preciso encarar a corrida de montanha como um novo desafio. É comum para o corredor enfrentar terrenos irregulares (mesmo na cidade), subidas e até mesmo alguns pequenos pedaços de trilha. Entretanto, saiba que existem outras variáveis que precisam de atenção.

A primeira delas é o próprio terreno, que pode exigir mais do praticante. Fora isso, outras questões como áreas escorregadias, troncos e pedras também devem ser levadas em consideração para que lesões graves sejam evitadas.

Na falta da possibilidade de um treino na montanha, é recomendado que o atleta faça o exercício em áreas com gramado, areia ou terra seca, para conseguir melhorar sua resistência física.

O ideal é que os treinos aumentem de intensidade e de duração de maneira gradual, para que a montanha seja encarada com mais facilidade.

 

Faça treinos específicos da corrida de montanha

Mesmo que você pratique a corrida nos terrenos que citamos acima, a verdade é que nada substitui o treino no ambiente em que você deseja ter maior performance. Portanto, não se esqueça de separar alguns treinos da sua periodização para a prática “real” da atividade.

Somente no ambiente específico é que você consegue treinar seu equilíbrio e outras habilidades fundamentais para o bom rendimento esportivo da corrida de montanha.

 

Utilize roupas adequadas

A utilização de roupas e, principalmente, de calçado adequado é imprescindível para a segurança do atleta. Evite iniciar na corrida de montanha com o mesmo tênis de corrida de rua.

As diferenças de grip podem fazer com que você se acidente nesse terreno irregular e, certamente, esse não é o seu objetivo como corredor.

 

Mantenha-se hidratado

Quanto a hidratação, a mesma regra da corrida de rua se aplica à corrida de montanha: não deixe de beber água e se manter hidratado durante a prova. Isso não só garantirá maior conforto, como até mesmo um melhor rendimento físico.

A reposição de líquidos é essencial, também, para evitar a desidratação, condição que pode trazer riscos sérios à saúde.

Por fim, não se esqueça que os treinos de força (como a musculação, por exemplo) são ótimas ferramentas para aumentar seu rendimento esportivo. A diminuição de lesões também é outro fator a ser considerado quando esses treinamentos extras são incluídos na sua rotina.

Pronto para começar a corrida de montanha? Veja o que você precisa saber para começar a praticar esse esporte!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

WhatsApp chat
1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X