RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Treinar sozinho ou com assessoria esportiva? Confira as diferenças

Pode-se dizer que treinar sozinho é normal. Afinal de contas, muitas pessoas realizam atividades físicas por conta própria. Desde a musculação até alguns tipos de corridas, entretanto, contar com o auxílio de uma assessoria esportiva figura como elemento capaz de otimizar os resultados.

Se há um objetivo a ser alcançado por meio de determinada prática, é preciso traçá-lo e segui-lo à risca, de acordo com um planejamento adequado. Por esse e outros motivos, o apoio profissional pode tornar melhor e mais rápido todo o processo de evolução, sempre de forma saudável.

Você quer saber a diferença entre treinar sozinho ou com assessoria esportiva? Quer saber as vantagens da ajuda de especialistas? Então não deixe de ler nosso post de hoje!

Individualização do treino

Ultrapassar os próprios limites corporais, causando lesões, e permanecer em uma zona de conforto sem evolução costumam ser dois dos principais erros de quem treina sozinho. O desconhecimento teórico e prático, em outras palavras, restringe ganhos e aumenta riscos.

Contando com uma assessoria esportiva, você tem acesso a planilhas de treinamento. Essas planilhas são baseadas nos objetivos pessoais de cada pessoa na atividade específica, mas também leva em consideração o condicionamento físico dela. Todos os movimentos se dão de modo pensado para otimizar os resultados, reduzindo chances de lesão.

Maior compromisso

Segunda-feira de manhã, frio, chuva fina… ingredientes ideais para seguir dormindo no aconchego do lar em vez de pular da cama e ir para o local de treino. Mas, calma: isso só acontece caso o atleta faça as atividades por conta própria. Afinal, o acompanhamento profissional oferece um grande incentivo: aumenta o compromisso.

A partir do momento em que se contrata um orientador, existe a consciência do tempo que ele gasta na montagem de listas de exercícios, por exemplo. Na hora de pensar em matar o treino, chega aquela mensagem da mente: “não posso faltar, meu treinador não vai gostar!”.

Ajustes de execução 

Os orientadores físicos, além de impedirem ausências, dão dicas para corrigir a postura, a pisada e nunca deixam a hidratação passar despercebida. O auxílio de um especialista minimiza deficiências e explora qualidades no ponto certo, o que é bom a curto, médio e longo prazo.

Instigar a biomecânica do atleta também faz parte da gama de funções de um profissional da área da Educação Física. Coordenação, elevação de joelhos e calcanhares, bem como outros detalhes dos chamados exercícios educativos, são otimizados com a supervisão especializada.

Motivação constante

Anteriormente, falamos sobre o compromisso. Pois a motivação também cresce bastante com uma assessoria esportiva. Treinar sozinho tende a resultar em uma queda motivacional com o passar do tempo. Se não há mais metas a serem alcançadas, a falta de incentivo externo coopera com o abandono da prática.

Por outro lado, profissionais e colegas de exercício não permitem que isso aconteça. É claro que cada caso tem suas particularidades, mas, em geral, ver que outras pessoas querem auxiliar na sua evolução constante é muito importante. Para ter sucesso, não se pode abrir mão da vontade de atingir os objetivos a todo momento.

As diferenças da prática física por conta própria ou com ajuda profissional são claras. E, embora a questão do custo-benefício, sem dúvidas, influencie na decisão de qualquer pessoa, o fato é que o auxílio de especialistas possibilita execuções melhores, com rotinas de treinamento planejadas e correções constantes, além dos temas ligados a compromisso e motivação.

A obtenção de resultados satisfatórios consiste, entre outras coisas, no descanso. Dessa forma, não adianta sair puxando peso ou correndo sem parar pela cidade. Por isso, as periodizações disponibilizadas por orientadores são fundamentais para o bom rendimento.

Já conhece as principais vantagens de procurar uma assessoria esportiva em vez de treinar sozinho, certo? Então que tal entrar em contato com a Run&Fun? Esperamos por você!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

WhatsApp chat
1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X