RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Treino para mulheres: o que você precisa saber sobre corrida!

Nas ruas, nos parques e nas academias, podemos observar que a corrida vem conquistando inúmeros adeptos, principalmente o público feminino, que já é mais da metade dos participantes em competições dessa modalidade. Correr pode ser a opção ideal de treino para mulheres que buscam uma atividade física acessível e prática para o seu dia a dia.

Contudo, quando pensamos nessa prática, sempre nos surgem algumas dúvidas. Assim, que tal conhecer um pouco mais sobre esse esporte e conferir dicas de como praticá-lo com consciência e eficácia? Acompanhe!

 

Por onde começar?

Esse é um esporte que pode ser praticado em todas as idades. E parece uma tarefa simples: só vestir uma roupa confortável, definir um destino e sair por aí. Mas, na verdade, há muito mais coisas envolvidas e que não devem ser ignoradas.

A corrida requer planejamento e orientações por parte de um profissional de educação física, além de depender de seus objetivos. Consulte seu orientador e seu médico para obter um treino adequado, levando em consideração suas condições físicas e sua meta, seja ela ganhar condicionamento físico ou correr uma maratona.

 

Quais os benefícios desse esporte?

A corrida promove condicionamento físico e previne doenças causadas pela obesidade, além de trazer inúmeros benefícios ao seu bem-estar. É muito indicado como treino para mulheres com o intuito de prevenir a osteoporose, doença que atinge o público feminino em números muito elevados. Como é uma atividade de alto impacto, auxilia na construção da massa óssea e muscular.

Além disso, a corrida aumenta a produção de endorfina, substância associada à sensação de prazer e muito desejada por quem pratica um exercício físico. Por ser uma atividade aeróbica, que aumenta a frequência cardíaca e o ritmo respiratório, correr estimula ainda a transpiração e ajuda na redução dos líquidos retidos no corpo, diminuindo o inchaço que tanto incomoda as mulheres.

 

O que pode me impedir de correr?

Para praticar qualquer esporte, nossa saúde deve estar em dia, então não deixe de fazer um check-up antes de iniciar atividades físicas! Além disso, é preciso apenas de muita disposição e, se tudo estiver certo com a sua saúde, não há impedimentos.

Muitas mulheres têm dúvidas sobre a prática da corrida e seu desempenho físico durante o período menstrual. No entanto, apesar do desconforto que algumas sentem, o treino não precisa ser interrompido. Solicite ao seu educador físico um treino que seja adequado às suas necessidades durante esse momento.

 

Gravidez e corrida combinam?

A resposta é sim! Praticar exercícios físicos durante a gravidez é de grande importância para manter uma gestação saudável. Entretanto, vale ressaltar que qualquer exercício deve ter orientação médica a fim de evitar complicações.

Se você já é corredora, converse com seu médico e seu educador físico para adaptar o seu treino. Agora, caso sua intenção seja a iniciação no esporte, sugerimos cautela e o acompanhamento de profissionais, respeitando seu corpo e seu condicionamento físico.

 

A roupa influenciará nos treinos?

É essencial usar uma vestimenta adequada para a prática de esportes, de modo a garantir a integridade do corpo. Dessa forma, assim como escolhemos um bom tênis para manter a saúde dos pés, devemos também escolher um top apropriado com o objetivo de diminuir os impactos que a corrida gera nos seios. A escolha de uma roupa ideal não é somente uma questão estética.

Durante a corrida, os seios balançam intensamente para várias direções. E se esses movimentos não forem reduzidos, as mulheres podem sentir dores e incômodos. Logo, opte por produtos de qualidade e projetados para a prática da corrida, pois com certeza essa escolha influenciará em seus resultados e em seu bem-estar.

E aí, vamos deixar de correr contra o tempo e encaixar uma corrida em nossas agendas? Já vimos que essa é uma prática que traz inúmeros benefícios para a saúde e é um treino para mulheres que buscam o prazer de uma atividade física a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, sem muitas complicações.

Gostou deste conteúdo? Então certamente vai curtir também nossas 4 dicas infalíveis para melhorar a postura durante a corrida!

 

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Equipe Run&Fun
Equipe Run&Fun

ascom@runefunbh.com.br

Este artigo foi produzido por um de nossos especialistas em treinamento esportivo, qualidade de vida e saúde. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!

1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X