RUNFUN

A RunFun é líder em assessoramento esportivo no Brasil. Ajudamos milhares de pessoas na busca por mais qualidade de vida.

Entre em Contato
(31) 3654-3922
AV. PORTUGAL, 4340 / SL. 202
Siga a RunFun
Top

Ultra Fiord: preparação para os 70 km chega à reta final

Faltam 15 dias para o meu grande desafio esportivo: a Ultra Fiord, na Patagônia Chilena.

Grande pelos ininterruptos 70 km num local inóspito, com 3.130 metros de elevação total e temperatura próxima de 0°C ou menos.

Imenso pelo duro plano de preparação realizado até aqui. Foram mais de 1.200 km percorridos nos últimos quatro meses, com direito a três maratonas e uma ultra realizadas em treinamento para a Ultra Fiord.

Gigante pela determinação em buscar a superação dos meus limites físicos e mentais, conciliados à minha vida profissional e pessoal.

Na reta final de preparação, divido um pouco do que vem pela frente.

Depois de 48 horas de viagem até a parte remota da Patagônia Chilena, especialmente na Rota del fin del Mundo acontece o desafio. A Rota 70k é a seção mais selvagem dos percursos previstos na Ultra Fiord. Uma região isolada, com acesso restrito, onde apenas a linha de largada e chegada são acessadas no dia a dia.

ultra fiord 5
Divulgação Ultra Fiord

Partindo de Torres del Paine, Rio Serrano, serão 30 km até o Fiorde, ao longo deste caminho repleto de trechos ascendente e descendente e travessia de três rios gelados e alguns trechos enlameados, finalmente chegaremos a Hostería Balmaceda onde será a única oportunidade de substituir ou incorporar algum equipamento previamente separado (drop bag) para então iniciarmos nossa subida do fiorde e das montanhas.

Cerca de 4 km em subida a uma elevação de 700 metros, deixaremos para trás a vegetação que predominava para assumir um percurso em neve, e nos 2 km seguintes encontraremos nosso primeiro PC (Ponto de Controle), onde confirmamos participação e solicitaremos autorização para seguir na prova.

A partir deste PC, começará uma sequência de montanhas de aproximadamente 6 km, que inclui duas passagens pelas mais altas altitudes de toda a prova (1.250 e 1.100 metros respectivamente). Neste trecho também atingiremos a metade do percurso total. Além disso, o trecho também nos desafia pelas suas encostas íngremes em uma área cercada por picos e outros 2 km de muita neve. Esta travessia termina no PC 2, onde registraremos novamente nossa continuidade na prova.

ultra fiord 2
Divulgação Ultra Fiord

A partir de lá, avançaremos 3 km ao longo de um profundo vale rochoso com descidas fortes e grandes pedras. Em seguida passaremos por 25 km de floresta e de turfas (material vegetal decomposto) até chegarmos ao rio Tenerife, onde fica a linha de chegada, na Estancia Perales.

Assim, concluiremos os 70K da 2° edição da Ultra Fiord, o que deve acontecer em estimadas 12 a 14 horas, se tudo der certo. O tempo máximo previsto para a prova serão 32 horas.

Que venha este fantástico desafio! Espero que não chova e que Deus me permita fazer o meu melhor.

É natural que exista alguma insegurança, mas estarei forte, concentrado e atencioso para que consiga completar o percurso com sabedoria.

No próximo post, vou mostrar todos os equipamentos que levarei para a prova.

Espero que curtam!

Deixe o seu comentário

Compartilhe
Saulo Arruda
Saulo Arruda

saulo@sauloarruda.com.br

Mineiro de nascença e de coração, o trabalho intenso ditava o ritmo de vida de Saulo Arruda até que uma repentina internação em função da pressão alta o levou a repensar seus hábitos. Começava ali um novo capítulo: redução do peso corporal, alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e maior atenção à mente fizeram com que Saulo descobrisse a corrida de rua.

WhatsApp chat
1
Olá! Bem-vindo à RunFun!
Como podemos te ajudar?
Powered by
X