mulher correndo e pensando como conciliar corrida e trabalho

A corrida é uma das atividades físicas mais praticadas no mundo, e não é difícil entender os motivos. Correr melhora o sistema cardiovascular, o fluxo sanguíneo, libera hormônios relacionados à sensação de bem-estar, aumenta a resistência muscular, ajuda no emagrecimento, entre tantos outros benefícios.

Porém, com o dia a dia cada vez mais cheio de compromissos, muitas pessoas não conseguem conciliar corrida e trabalho e acabam deixando os treinos de lado. Para te ajudar a driblar a falta de tempo, separamos algumas dicas para que você possa trazer a corrida para a sua rotina. Confira:

Trace as suas metas e objetivos

A rotina é puxada e, se você não tiver em mente quais são as suas metas com a corrida, encontrar motivação para adicionar mais uma atividade em um dia ocupado será difícil. Por isso, pare e defina seus objetivos.

Pense se você deseja emagrecer, se tornar um atleta, aumentar sua capacidade cardíaca, melhorar a saúde em geral ou participar de uma prova. Independentemente dos seus motivos, esclareça para você mesmo por que você quer correr e, assim, conseguirá se sentir motivado.

Faça dos seus treinos um novo hábito

Sabendo os motivos para a corrida ser importante para você, é hora de começar a colocar os treinos em prática. Nessa etapa, fazer com que a atividade física se torne um hábito é muito importante.

Se você corre hoje, passa semanas sem correr, depois volta, mas nunca consegue uma boa frequência, a adaptação será muito difícil. Faça dos treinos uma rotina e, assim, os estímulos regulares farão com o que o seu corpo se acostume à corrida.

E que tal tornar o novo hábito uma oportunidade para passar mais tempo com amigos e familiares? Uma boa forma de se manter firme nos treinos é convidar pessoas queridas para treinarem com você. Dessa forma, um motiva o outro, dificultando as desculpas para faltar.

Planeje os melhores horários e locais de acordo com a sua rotina

Planejar é ponto chave quando o assunto é conciliar corrida e trabalho, e algumas estratégias simples na escolha dos horários e locais vão facilitar esse processo.

O primeiro passo é avaliar quais os compromissos fixos que fazem parte dos seus dias e ver se é possível encaixar o treino próximo a eles. Por exemplo, se você trabalha em um local distante de onde mora e precisa enfrentar o trânsito pesado na volta pra casa, pode correr perto do trabalho, enquanto o trânsito melhora e, assim, voltar para casa com mais tranquilidade.

Outra opção é fazer a sua corrida antes mesmo de ir trabalhar, perto da sua casa. Acorde um pouco mais cedo e realize o seu treino nas primeiras horas do dia. Além de evitar que imprevistos no dia a dia te impeçam de correr, essa prática garante energia para o dia todo.

Também é importante definir os melhores dias da semana. Se você costuma sair nas sextas-feiras, por exemplo, dê prioridades para dias com menos compromissos, como segundas e até mesmo domingos.

Separe um tempo para organizar a alimentação

Correr exige bastante do corpo e, se você não estiver bem nutrido, é provável que não consiga encontrar forças para praticar. Por isso, uma alimentação de qualidade é muito importante para quem deseja correr. Separe um tempo da sua semana para planejar as refeições que antecedem os treinos e também aquelas que você fará depois de correr.

Você pode investir em alimentos que não exigem muito preparo, como frutas, oleaginosas, pasta de amendoim, alimentos integrais etc. Também pode fazer aqueles que precisam de um pouco mais de preparo com antecedência, como batata-doce, frango e peixes. Assim, você fica com tudo pronto na geladeira e pode utilizar quando for preciso.

Uma dica é deixar as porções separadas em pequenos potinhos para cada dia que você correr.

Persista

No começo, conciliar corrida e trabalho pode parecer difícil, mas com o tempo você se acostumará e passará a correr com prazer. Além disso, perceberá os benefícios no seu corpo. Por isso, não desista: coloque nossas dicas em prática e siga em frente!

E ai, você tem mais dicas para quem deseja conciliar corrida e trabalho? Comente logo abaixo e compartilhe suas ideias com a gente!